Tokumei Sentai Go-Buster:Revolucionário e inovador,uma quase desconstrução do gênero.

Imagem

Tokumei sentai Go-Buster é a 36ª série da franquia Super sentai em e ficou em exibição de 26 de fevereiro de 2012 até 10 de fevereiro de 2012,exibida no bloco Super Hero Time da TV Asahi.Após o excelente Gokaiger que homenageou todas as séries anteriores qual seria o próximo passo?A resposta foi uma reinvenção do gênero como veremos a seguir.

It’s Morphin Time

Imagem

Go-Buster pode ser considerado revolucionário.Da mesma forma que os Kamen Riders a partir de  Den-O -e que ficou ainda maior a partir de W- passaram a incorporar vários elementos dos sentais (como a narrativa,as tramas leves,o character episódico),este possui alguns elementos da franquia Rider o que tornou Go-Buster o mais ousado do gênero,abandonando uma quantidade enorme de clichês do gênero.Pra começar as velhas roupas de Spandex foram abandonadas pra dar lugar a estilosas e mais interessantes roupas de couro dando uma modernizada e renovada no visual.Esqueçam também as exageradas Roll Calls(as poses de apresentação dos Sentais com cada um dizendo o nome e depois todos juntos falando o nome do esquadrão,tudo com poses de luta exageradas).Aqui o esquadrão apenas se apresenta dizendo seus nomes,sem muito estardalhaço de forma mais simples,sem mencionar o nome do esquadrão(apenas um Busters Ready Go!)
Esqueçam também aquele monte de vilões,com suas hierarquias e posições,como general etc.Aqui sóexiste o vilão Messiah um programa de computador avançado que apenas usa o avatar Enter pra realizar os seus planos(e mais tarde também a belíssima Escape).
Outra inovação é a forma como os episódios se conduzem.Ao invés do típico monstro da semana que após ser derrotado fica enorme,temos 2 tipos de máquinas diferentes.Os menores são os Metaroids,que são feitos através do metavírus inseridos em objetos e os maiores são os Megazords,que são lançados assim que Metaroid é criado.Cada um tem um tempo específico pra ser enviado ao mundo real e sua única função é capturar o Enétron nos enormes tanques de abastecimento espalhados pela cidade.Então é muito comum vermos os heróis se dividindo e combatendo a ambos simultâneamente o que aumenta o quesito ação dos episódios.A própria luta de mechas é diferente.Ao invés de usar a formação e combinação de Robôs,os heróis muitas vezes os combatem separadamente,usando o famoso gattai(fusão) somente em certos episódios.E até a combinação tem que ser feita em sicronia para evitar que o inimigo impeça a combinação.
Cada personagem possui um ponto fraco específico,que se não tomar cuidado pode tornar um perigo durantes os combates.Hiromu não pode ver galinhas que fica congelado por 5 minutos.Yoko perde a força se ficar muito tempo sem consumir doces e Ryuuji superaquece ficando agressivo,incontrolável e poderoso por um limite de tempo e então desmaia

Sinopse

Imagem

Agora a vida urbana do mundo funciona através de uma fonte de energia conhecida como Enetron. Uma organização maligna chamada Vagras planeja ameaçar a cidade roubando esta energia. Um grupo de elite formado por três guerreiros, conhecidos como Tokumei Sentai Go-Busters, protegem a cidade de qualquer ameaça. Juntamente com seus parceiros Buddy Roids, eles devem parar Vagras de obter o Enetron.
Os Go-Busters serão três heróis com três parceiros, os BuddyRoids. a missão deles é proteger a Terra o quanto puderem em uma batalha por seus destinos. A “Missão Especial” (Special Mission), vai começar!
Hiromu Sakurada/Red Buster : O líder do grupo tem velocidade inacreditável, dando a impressão de que ele se teletransportar. Seu corpo se congela quando vê uma galinha, sendo parte dos efeitos colaterais de seus poderes.
Nick Chida : Mecha em forma de Cheetah. Positivo e, mesmo sendo um robô, não tem senso de direção. Age como um irmão mais velho do RedBuster. Capaz de se transformar em uma motocicleta para que o Red se locomova durante as lutas (seu rosto se transforma nos comandos da moto). Quando luta no modo robô, Nikku também pode usar suas rodas traseiras como armas.
Ryuji Iwasaki/Blue Buster : Um guerreiro com técnica de combate excelente, sendo o mais velho da equipe. Seu poder é a super-força, e precisa ser arrefecido, como parte dos efeitos colaterais de seus poderes. Caso contrário, perde a noção de amigos e inimigos e tempo depois fica inconsciente.
Banana Gorisaki : Um mecha em forma de gorila. Tem o coração de manteiga que erra com facilidade e pede desculpas imediatamente por isso. Sempre preocupado com o BlueBuster. Age como uma base mecânica.
Yoko Usami/Yellow Buster: Uma garota energética, que tem o poder de chutar e pular incrívelmente, porém, como parte dos efeitos colaterais de seus poderes, Yoko fica cansada facilmente e requer doces para se recuperar.
Retasu Usada : Inflexível e egoísta. Sempre discutindo com a YellowBuster. Trabalha no prédio de gerenciamento de dados, na sala de controle.
Masato Jin/Beet Buster : Um gênio cientista excêntrico, que se sacrificou no acidente de 13 anos atrás, mas encontrou uma maneira de voltar à realidade ao criar seus próprios poderes.
Beet J. Stag : Um humanóide besouro do tipo andróide e parceiro do Beet Buster, sendo capaz de se transformar em um Go-Buster.
Messiah – É um vírus de computador que Invadiu a Central de Missões especiais a 13 anos e para proteger a cidade o pai de Hiromu(Red Buster) Teletransportou a central para o espaço antes Instalou um programa de Computador em cada Buster em seus BuddyRoids Para que pudesem se teletransportar para fora da Central e se salvar. Atualmente Vive na central que foi teletransportada para o espaço e sempre esta querendo que seu servo Enter roube Enetron para ele continuar liga e um dia poder “vir a terra’e também que ele faça os humanos sofrerem. É Chamado me Magesty por Enter.
Enter – Servo fiel de Messias metido a Frances, Esta sempre na terra com seu Notebook roubando Enetron e Criando Metaroids com seus Metavírus.Sempre entra em colisão com os Go-Busters e foge antes que eles possam fazer algo.
MetaRoids – São criados a cada Missão(Episódios) pelo Enter com a ajuda dos Metavírus. Serve de Marcador para o Megazord(inimigo), que aparece no maximo até 3 km/h de onde o Metaroid foi Criado.
Megazords(inimigos)- Quando um Metaroid é criado na terra na Central do Vaglass , um Megazord recebe as armas idênticas ao Metaroid Criado, e começa a ser enviado para a terra como um tipo de Download. Existem três tipos de Megazords Alfa (rápido e ágil – Ex: BurnerZord), Beta (pesados – Ex: NeedleZord,ShovelZord) e Gama (universal, o tipo mais forte – Ex: CutterZord).

Its time for Buster

Imagem

Dito isso dá pra se ter uma idéia do que esperar de Go-Buster.Por sua natureza de esquadrão de misões especiais os episódios são incrivelmente variados e interessantes.Go-Buster teve um inicio de tirar o fôlego,quebrando vários padrões.Desde uma missão de perseguir um inimigo atrás de um caminhão carregado de Enetron,até uma operação que dura o dia inteiro,e até uma escapada de uma base invadida por Enter e prestes a se autodestruir, a ação de Go-Buster não para,e o melhor:a vida de cada um deles fica em jogo em cada uma delas, com a vitória sendo conquistada muitas vezes por um fio de cabelo.Uma das lutas de mechs mais sensacional é a de Hiromu com o CB-01 contra um Megazord que tinha uma serra perfurante.Hiromu teve o cockpit perfurado e ganhou a luta por pouco.Isso sem falar na dramatização e conflito do próprio grupo que não se dava bem no inicio.O comandante Takeshi Kuroki, por exemplo, não pensou duas vezes em por a vida dos garotos em perigo para exterminar Messiah.Um dos capítulos mais tensos que vi num Sentai Ryuuji perdeu o controle atacando até mesmo Yoko que por pouco quase foi morta por um soco dele.A garotase desesperou e chorou bastante depois disso(e foi bem tenso pra umsentai acredite).No inicio Hiromu se mostrava bastante insensível sem medo de dizer o que pensa magoando a Yoko que porsua vez queria mostrar que era uma guerreira competente agindo impulsivamente o que a metia em encrencas.Ryuuji tentava ser o ponto de balanço do grupo por ser mais velho e mais experiente.Isso deu uma renovada e uma cara nova ao sentai fazendo cada episódio,uma surpresa.De tirar o fôlego.Ah e rolauma homenagem a Evangelion.Não só pelo fato dos Megazords atacarem os tanques de enetron e a forma como eles precisam combater cada um deles(pelo menos no inicio),como também pelo Great Go-Buster-Oh! que é lançado numa plataforma igual os Evas de Evangelion(e ele é montado manualmente),bem legal isso

Tudo ia bem porém…

Imagem

O grande problema de Busters foi aquela velha prerrogativa de tentar inovar:por seu conteúdo mais sério e complexo,seu principal público alvo,as crianças acabaram se afastando da série,e isso repercutiu na audiência e na venda de brinquedos,inclusive a própria bandai criticou muito a série.Ser inovador e ser comercial acaba sendo muito conflitante e esse resultado influenciou a própria série que teve mudanças bruscas de narrativa,sendo que muitos dos clichês abandonados retornassem aos poucos.Capítulos com maior foque no cotidiano,com monstros ameaçando pessoas,com maior ênfase no humor e naquele padrão meio genérico dos capítulos,todos com formatos parecidos começaram a voltar a impressão que se tem é que Busters pisou no freio e fez tudo voltar a ser quase como era antes o que é um retrocesso perto de todas as coisas boas e revoluções que vieram com ela.Não que a série tenha ficado ruim,ela ainda está no mesmo nível de outros sentais como Gokaiger e Go-Onger,mas a impressão que fica é que Go-Buster tava indo além superando todos os sentais anteriores,mas que parou no meio do caminho.

Mission KanryoImagem

Go-Buster apesar dos problemas na minha opinião é o melhor sentai de todos os tempos.É uma pena que o fracasso comercial impeça de novas revoluções virem por aí,visto de o novo Sentai Kyoryuger retornou com tudo que havia antes(até as Roll calls e os uniformes voltaram a ser como antes),com um apelo enorme a criançada reutilizando pela terceira vez o tema de dinossauros,com uma história leve e com maior humor e elementos infantis, e centenas de itens perfeitos pra virarem brinquedos(diferente dos aparatos dos Busters que não tinham cara de brinquedo)as chances de algo parecido surgir no futuro se torna pequena.uma pena!

Anúncios

Uma resposta em “Tokumei Sentai Go-Buster:Revolucionário e inovador,uma quase desconstrução do gênero.

  1. Voce disse tudo melhor sentai, e bom ve pessoas que curtiram o Go-busters graças a ele deu mais atenção aos sentais, mesmo a virada da serie na metade ela continuou bem superior as outras series, lembrando que estamos falando de algo para crianças e limitado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s