Flashback: The king of Fighters Maximum Impact: O impacto não foi tão grande

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Em 2004 KOF completou 10 anos e pra comemorar a SNK Playmore lançou a primeira versão 3D da série: KOF Maximum Impact.Desenvolvido pela Noise Factory(feita por ex membros da antiga SNK) a idéia aqui era dar novos ares e atrair um novo público para série.No entanto ele não foi bem sucedido conforme veremos a seguir. Apesar de a empresa ser muito novata no ramo 3D (Samurai Shodown 64 e 64 2 do Hyper Neo Geo 64,além de Warriors Rage do PS1 e wild Ambition pra ambas as plataformas não foram lá grande coisa),e da falta de sucesso,foi o melhor game 3D da empresa

Maximum Impact

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KOF Maximum Impact segundo seus idealizadores tinha sido feito de forma diferente da série em 2D.A idéia era focar o público casual.O sistema Stlysh Art foi concebido pra este fim.esse sistema simplifica os combos pois você pode fazer seqüências simples de chain combos que qualquer tipo de jogador pode dominar.Além disso a série 3D tem um gameplay bastante diferente de seu irmão 2D.Pulos,mecânica,combos,especiais,golpes,tudo funciona de forma diferente.Os pulos são mais curtos do que o game 2D,os combos clássicos(usar comand attacks após os socos e chutes não são mais possíveis embora dê pra cancelar nos especiais),o jogo usa paredes nos cantos,similar a Tekken.A série também é focada no 1 contra 1(mesmo possuindo um modo 3 vs 3 clássico),é possível bater no oponente caído(e até usar um especial).curiosamente o jogo parece um sucessor espiritual da série Real Bout,só que muito menos técnico,muitos combos funcionam de forma similar a essa série.O imput de comandos é facilitado demais,é bem fácil até pra um novato mandar combos impressionantes logo de cara.
Como as Stylishs Arts permitem seqüências maiores de golpes,combos imensos podem ser feitos e o gameplay foi bastante desbalanceado por conta disso
Infelizmente o jogo carece de modos de jogo interessantes.Há apenas o modo história,os tradicionais modos versus onde se pode desafiar o CPU ou um amigo(em 1vs1 ou 3vs3),e o challenge pra realizar desafios específicos como derrotar o oponente com determinado golpe.Existe alguns poucos diálogos entre personagens e uma abertura e final em CG(este igual pra todos os personagens) além do final individual,perfil com fichas dos personagens do game

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A história é a seguinte:

“Quando tinham 3 anos de idade, Alba e seu irmão, Soiree perderam seus pais em um acidente de carro e foram mandados para um orfanato na Alemanha. Quando completaram 14 anos de idade, eles fugiram do orfanato e foram para Southtown para morarem juntos com Fate. Porém, nesta época, a cidade era comandada por uma gangue de nome Mephistopheles, a qual numa emboscada, assassina Fate. Alba prometeu vingar a morte de seu amigo ”

Maximum Impact 2

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Em MI2 Falcoon o character design,foi chamado pra comandar o jogo e realizou boas melhorias no gameplay.Adcionou o Super Cancel famoso da série 2D pra cancelas golpes comuns nos agora conhecido como DOA thrashing,os especiais dessa versão e o Counterstrike em que você aperta o botão chamado Sabaki podendo aparar os golpes de forma similar ao Guard Impact de Soul Calibur.O game é mais rápido também.
O modo história foi bastante ampliado com várias cutscenes dubladas,existem mais desafios e recompensas no modo Challenge,você pode até lutar contra um Metal Slug,e correr atrás das roupas extras,músicas,personagens secretos,novas missões no challenge e cenários extras.Há muitos personagens inclusive de outros jogos da SNK como Fio de Metal Slug,Hanzo de Samurai Shodown e Richar Meyer de Fatal Fury.As CGs estão muito bem feitas e os gráficos e o character design de Falcoon evoluíram consideravelmente,mesmo não chegando aos pés de um Tekken ou Soul Calibur.Mesmo com um gameplay melhorado,ainda é muito casualista,qualquer um pode chegar e mandar vários combos grandes sem dificuldades,o imput de comandos ainda é facilitado e qualquer novato pode aprender a jogar facilmente.A velocidade aumentou bastante também

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A história é a seguinte

“O torneio The King of Fighters anterior,realizado em Southtown…
Muitos alegaram que esse torneio de lutes ilegais foi organizado pelo sindicato “Mephistopheles”,da terra das gangues,para exterminar seus rivais e levantar capital.
Mas depois que o ‘rei”, Duke,foi derrotado por Alba Meira nas finais,ele e sua organiização desapareceram de Southtown.Enquanto isso,a mídia,com o dedo de Duke,começou a expor várias notícias sensacionalistas -baseadas em informações de “fontes confidenciais”-sobre seus antigos opressores.
Mesmo começa nova avalanche de “informações”,quase ninguém sabia que uma entidade ainda mior controlava Mephistopheles…
A verdade por trás do nome Addes só foi descoberta através dos recessos obscuros do submundo.E Mephistopheles,a força que tomou conta e subjulgou completamente Southtown com sua força insuperável?
Era simplesmente uma das subsidiárias da Addes,um de seus inúmeros tentáculos.
Quando,e quem a criou?onde é seu quartel-general?Até onde vão seus domínios?
Ninguém sabia realmente o que essa organização almejava.
Outro dos grandes tentáculos negros de Addes cortou o véu com suas foices sinistras da morte,revelando uma nova batalha.
Os convites em envelopes brancos irão chegar em breve para os mais poderosos do mundo,que certamente acharão o chamado da morte irresistível…
E assim começa mais um torneio The king of Fighters,reunindo faces novas e velhos conhecido.”

Todos os personagens(com exceção etodos os secretos) possuem um final próprio além de um final CG único pra todos durante os créditos.Existe uma atuação de voz caprichada nas cenas de história e introduções especiais pra quando determinados personagens se encontram.Apesar de tudo o jogo ainda não fez o sucesso esperado.Por razões comercias talvez a empresa mudou o nome do jogo pra KOF 2006 no ocidente(será porquê não pretendiam explorar mais a série 2D no ocidente na época)

Maximum Impact Regulation A

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Numa tentativa na minha visão meio desesperada de fazer a série emplacar de vez,A SNK decidiu levá-la aos árcades usando a placa Taito Type X2.No entanto MIRA era nada mais que um update do MI2 focado no 3 contra 3,sem modo história,sem o Armor Ralph,personagem desequilibrado(era um Ralf com um visual grotesco com luvas de espinhos e auto guard tipo Mech Zangief de Marvel vs Capcom),e com 4 novos adicionados: Blue Mary,Xiao Lon(do mesmo clã de Lin),Ash e Mizoguchi lincensiado do jogo Fighters Destiny do Neo Geo.
Mesmo com o reequilíbrio do jogo,não fez o sucesso esperado,por conter poucas novidades,além de terem removido várias roupas another.Pra compensar os custos de produção do arcade foi lançada uma versão PS2 extremamente simplória,com modos de jogo básicos e sem os vários extras da versão anterior(lembra de um tal de KOF XII?), passou batido e ficou restrita ao Japão.Não aconselho,pois mesmo contando com algum reequilibrio,no fundo ainda é o mesmo jogo que MI2 sem novidades e sem extras só vai servir pra tirar uns contras com os amigos . Uma seqüência foi planejada(junto com MI3 pra PS3 e 360) mas devido ao fracasso dessa versão a SNK Playmore pôs a culpa no Falcoon(injustamente,pois ele cumpriu tudo que tinha prometido em MI2) e o demitiram.Além disso a série foi enterrada pra sempre sem uma conclusão.Uma pena

Opnião

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O grande problema de MI foi ter focado demais no público casual o que afastou o jogador hardcore.Não conseguiram fazer como por exemplo a Namco com Soul Calibur que tinha golpes e combos simples de se fazer(o que atrai o jogador casual que tem dificuldades com comandos difíceis,mas que esconde uma máscara de complexidade por trás disso,com golpes,carregamentos,repels,air controls que só os mais dedicados se dispõem a levar um tempo enorme pra aprender. Pesou o fato de o jogo ser muito diferente também.Vendo a série 2D cada vez pior tanto na história quanto no gameplay meu desejo era que deveriam ter encerrado a série 2D na 2002 e passassem a focar nessa série 3D com a história e personagens dele.Assim a SNK não teria que fazer as maluquices de hoje em dia como ignorar totalmente a lógica e a coerência da história pois vemos os anos passarem e coisas malucas como o fato de Bao permanecer uma criança,o inexplicável rejuvenescimento da Athena em 2003(inclusive ela aparece de uniforme escolar com alguns estudantes na apresentação),isso por medo de ser forçada a renovar o elenco a lá Garou,pois muitos personagens mudariam muito com o passar dos anos(como a Kula que começou KOF com 14 anos).
Como MI tem uma história paralela ao universo 2D da série seria uma boa seguir com o enredo e personagens dela,como não há uma anos específicos poderiam ter começado tudo do zero(sem especificar datas no enredo) como um bom remake, além de se manter 3D dando novos aspectos a série.
E claro o gameplay se manteria com os fundamentos da série 2D no estilo de SF4 e MK hoje em dia.Sei que existe muito fã saudosista do 2D(eu também gosto) mas gráficos 2d são muito limitados e não chama a atenção dos jogadores novos,o caminho que a Capcom tomou me parece o mais sensato,mantendo apenas o gameplay 2D.
Mas sem dúvida uma das coisas que mais gostei disparado foi o visual 3D muito bem feito pelo Falcoon em MI2.A Mai está linda e sexy,a Athena está muito kawaii,Terry ta bem legal mesmo no visual antigo,Kyo,Iori também ficaram ótimos.Só as roupas another que são berrantes e estranhas,e também poder acompanhar as fantásticas atuações de voz,que dão um carisma ainda maior a velhos personagens.E os novos também não fazem feio,Alba é estiloso demais,lien é sexy e maravilhosa,Luyse é linda demais,Chae Lin tem um visual melhor que seu professor Kim,e todos muito carismáticos.Recomendo o modo 1 contra 1 o 3vs 3 não é tão interessante quanto na série em 2D)

Conclusão

Por conta de sua natureza casual,MI é rejeitado por praticamente toda a massa hardcore,por isso não fez sucesso.É uma pena pois se desse certo a SNKP poderia ter ganhado mais experiência com engines em 3D melhorando significativamente.Mesmo assim Maximum Impact é o melhor game 3D da história da SNK(Samurai Shodown Sen de 360 e TTX2 foi um mero clone piorado de Soul Calibur).apesar de ser um jogo nota 7,5 ainda vale conferir

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Uma resposta em “Flashback: The king of Fighters Maximum Impact: O impacto não foi tão grande

  1. não achei kof maximum impact regulation ruim não, apesar de ser fácil de manipular golpes deficilimos nas sagas anteriores. mais cara, so um verdadeiro nerd ia saber fazer uma sequencia em kof 2003 pra baixo. adorei o jogo, perfeito golpes, perfeito grafico

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