Sailor Moon: paixão mundial no Mahou Shoujo que encanta gerações

Imagem

Existem certas séries que são tão, mais tão cativantes que fazem a gente se apaixonar loucamente mesmo quando estas fazem tão pouco.Talvez seja por isso que mangas estruturados de maneira tão simples como Dragon Ball que tem um enredo básico e personagens simples consiga ser tão ou mais empolgantes que os mangas de enredo complexo de hoje.Não tenho vergonha de dizer que sou um apaixonado confesso por Sailor Moon uma série que marcou minha adolescência desde o tempo da Rede Manchete,me conquistando completamente já no primeiro episódio.
Sim o formato da série é repetitiva,você já sabe tudo que vai acontecer em todos os episódios,pois sempre irá rolar os mesmos acontecimentos,mas você vai querer mais e mais.Qual é o segredo da série?
Como já falaram tudo sobre Sailor Moon,sobre o Live o Sera Myu e as fases decidi fazer uma matéria bem simples com algumas curiosidades interesssantes

Carisma infinito

Imagem

O grande destaque absoluto da série é o carisma infinito da série.Sailor Moon tem o grupo de personagens mais fantástico que já vi num anime,chega a ser uma tarefa quase impossível escolher os seus favoritos.Desde o jeito atrapalhado da chorona e burrinha Usagi Tsukino,o jeito meigo e delicado da inteligente Ami,a bravura e valentia da tempestuosa Rei,A força e a doçura da valente Makoto,ou as trapalhadas da experiente Minako.Sem falar nas Outer Senshis que são simplesmente sensacionais como a elegância e delicadeza de Michiru,o ímpeto grandioso de Haruka ou a seriedade e maturidade de Setsuna e a delicadeza e gentileza de Hotaru.É simplesmente incrível.O grande barato de Sailor Moon é a relação e o desenvolvimento das personagens de nos aprofundarmos no íntimo de cada uma até pela natureza cotidiana dos episódios que trazem histórias muito legais.Quem não se sentiu triste com a história do passado de Minako.Ou torceu pro Umino se esforçando pra conquistar o coração da Naru?Ou chorou com a trágica morte de Nefrite?Ou vibrou com a história empolgante da fase S?
E essa simplicidade feita com esmero que torna a série tão fantástica,mesmo sendo inacreditavelmente simples

Origens

Imagem

Sailor Moon deriva de dois estilosde Tokusatsu.O de Magical Girls(hoje extinta) como Bishoujo Kamen Poitrine(Estrela Fascinante Patrine no Brasil),aliás dizem que foi esta série que teria inspirado Naoko Takeuchi a criar Sailor V o mangá que deu origem a Sailor Moon.Estas séries tinham uma garota que se transformava com ítens(perfeitos pra virar brinquedos) e usavam suas frases de efeito típicas clamando ser as defensoras do amor e da justiça e aos Siuper Sentais (os heróis coloridos japoneses que se transformam e fazem várias poses de luta,conhecido como roll call pelos fãs do gênero)
Quando Sailor V fez sucesso a Toei junto com a Bandai e Kodansha contataram Naoku a fazer uma série parecida nos moldes dos Super Sentais.Assim nasceu Sailor Moon

E o mangá?

Imagem

Vou ser sincero:eu não gosto do mangá.Acho ele corrido e mal escrito.Tia Naoko cria personagens como ninguém,mas não parece estruturar bem o enredo.Fora o traço dela que tem sérios problemas com anatomia e efeitos,com uma arte muito pobre e confusa.Essa pressa toda fez surgir incoerências estranhas.
Só pra se ter uma idéia as Sailor Starlights são mulheres que se disfarçam de homens(com todos os detalhes fisiológicos).Eles são cantores famosos que viajam ao mundo enquanto procuram por sua princesa perdida sem chamar atenção.Pois bem tudo isso é posto abaixo logo no segundo capítulo de Sailor Stars do mangá quando descobrem sua identidade rapidamente.Pra quê se preocupar em fazê-las se disfarçar então?
Inimigos importantes como Jedite e as Sailor Animates mal aparecem e já são mortos de forma simples como se fossem os inimigos comuns do anime,a maioria tem personalidades genéricas(sendo perversos e nada mais).Os acontecimentos são rápidos até demais enfiando tudo goela abaixo do leitor.Sem falar em algumas bizarrices como o fato da Hotaru ser uma anfróide,a Chibi-Usa ter 400 anos e o caldeirão das estrelas que parece mais coisa de mitologia grega.
Fico imaginando que tudo isso se deu porquê o anime e o mangá foram desenvolvidos ao mesmo tempo.O anime semanal e o mangá mensal então a autora teria que correr com enredo pra dar tempo da Toei poder aproveitá-lo enquanto desenvolvia os episódios comuns não baseados no anime.
Apesar de que a autora pode ter dificuldades com enredo já que as séries posteriores dela nunca fizeram o mesmo sucesso de Sailor Moon

Já o anime pegou tudo que era bom e melhorou,excluiu o que era ruín (e as bizarrices) deu mais personalidade aos vilões e demais personagens e criou várias histórias muito boas que jamais vimos no mangá.Ele também é muito mais fiel ao conceito do Super Sentai(vilões de cada dia,coisas nonsense,transformações detalhadas,poses de luta,os ataques finais…)com um character design infinitamente mais bonito que a da autora.Sem falar no humor sensacional de arrancar risadas.As cenas baseadas no mangá possuem carga dramática similar a do mangá(só amenizando certas coisas como o suicídio da Princesa Serenite do mangá)
Cenas lindas como a do final de Sailor Moon Super S com Sailor Moon pulando do alto do castelo de Neherenia pra salvar Chibi-Usa ,abrilhantaram a série

E o Live?

Imagem

O Live é bem legal.com belas atrizes com boas interpretações souberam adaptar muito bem pra vida real,como as meninas só assumirem o visual do anime durante as transformações(afinal não é muito comum japonesas de cabelo azul por aí) no que tange encobrir as identidades das meninas.Todas tem um visual comum.A Ami usa óculos e tem cabelos compridos por exemplo.A Luna ao invés de um gato falante assume uma forma de um bicho de pelúcia pra ninguém desconfiar e que só se mexe quando ninguém está por perto(com o uso de CG).
Só achei que faltou empenho nos efeitos especiais e nas coreografias que poderiam ter o mesmo nível dos Super Sentais da Toei(Tokusou Sentai Dekaranger que é da mesma época é muito melhor nesse aspecto)

Trilha Sonora

Sailor-Moon-Wallpaper-super-sailor-moon-2249206-800-599 (1)

A lendária Moonlight Densetsu é a música favorita até de quem nunca viu a série mas já ouviu essa música de abertura maravilhosa.Outra fantástica é a música é Watashi-tachi ni Nakurakute primeira ending de Super S e “Kaze mo Kito sora mo kito” ending de Stars

Transformações,golpes e afins.

996

Bom que a Sailor Mercury é minha favorita ninguém pode negar.E eu acho o Shine Aqua Illusion o ataque mais belo do anime,junto com Deep Submerge de Netuno.Outros ataques que gosto é o World Shaking de Uranus,o Dead Scream de Pluto.Já os ataques de Sailor Moon eu gostei mais do Moon Gourgeous Meditation onde ela faz algumas poses de esgrima e o mais legal o Silver Light Honey Moon Teraphy Kiss(sim é isso mesmo!) onde ela faz uma pose como se fosse uma nobre ou uma rainha e depois lança o ataque.Já as transformações mais belas são da Moon fase S,SuperS e Stars e entre as guerreiras,Neptune,Mercury, e Jupter são minhas favoritas

Remake

20101128144822_sailormoon-31

Com o recente anuncio de uma nova série deixou os fãs em polvorosa.Muia gente gostaria que fosse mais baseada no mangá(que tem personagens e transformações inexistentes no anime).Eu sinceramente preferiria algo novo como o Live.Já deixaram claro que vão adaptar o mundo da série pra nossa época atual,afinal o anime começou em 92,com costumes,tecnologia e uma realidade muito diferente do público de hoje,quem sabe assim trazer novos fãs para a série.

Conclusão

É com uma matéria tão simples como a série que deixo aqui minha homenagem a um doas meus animes preferidos.Sailor Moon com ou sem uma série nova consegue cativar e apaixonar fãs por todo planeta.Muitos Mahou Shoujo foram influenciados por ela mas poucos(muito poucos mesmo) chegaram perto do carisma e da personalidade da série

4 respostas em “Sailor Moon: paixão mundial no Mahou Shoujo que encanta gerações

  1. Ótima matéria, Franco, mas discordo na parte do mangá, acho o enredo excelente e bem mais maduro do que aquele apresentado no animê. De fato os traços são ruins e a história corre em um ritmo muito rápido, mas mesmo assim acho que consegue transmitir as principais mensagens, sentimentos das personagens e aborda diversos temas esquecidos na animação que segue por um caminho com enfoque no público infantil, mas que agrada a espectadores de todas as idades. Anyway, eu também prefiro o animê *-*

    E você falou tudo na primeira parte, impossível escolher uma personagens favorita, eu amo todas as sailors, mas talvez goste mais da Usagi, pois ela e eu somos parecidas no quesito personalidade e até nossos aniversários são próximos (seria isso?) rs
    Qual sua inner senshi preferida, Franco? Das outer sei que é a Haruka lol

    Que venha o remake em julho, mal posso esperar a animação que vem com opening protagonizada pelo grupo Momoiro Clover ❤

    • Oi Nanny.pois bem em relação ao mangá eu mantenho minha opinião eu não consigo gostar nem um pouco.Muita gente dizia que o mangá era melhor,que era mais sério,mas não achei tanto assim.E nas partes que o anime adapta o mangá(os não-fillers) achei tão sério ou dramático quanto o mangá mas de forma mais light pois como você disse,tem que conquistar mais perfis de público,além de ser uma série televisiva.Anyway eu adoro o humor do anime,me faz rir demais e o estilo Super Sentai que eu adoro e faz preferir o anime.
      Sobre minhas Sailors favoritas das inner Senshis eu gosto dessa ordem
      1-Mercury 2-Moon 3-Mars 4-Vênus 5-Jupter 6-Chibimmoon
      das Outer fica assim
      1-Neptune 2-Uranus 3-pluto 4-Saturn(ela aparece bem pouco)
      Das Starlights
      1-Healer 2-Fighter 3-Maker
      Parecia que eu gostava mais da Haruka mas a classe e elegância (e as tiradas) da Michiru me conquistaram
      Penso em melhorar essa matéria não fiquei satisfeito com ela.Aguarde update

  2. Não sou fanático, mas gosto do Anime.

    O Manga e o Live eu nunca vi, apesar de nunca ter visto um Live que me agradasse(recomenda algum?).

    Só gostaria de deixar uma idéia/dica que seria colocar um leia mais no artigo para a página inicial, pois apesar de não muito longo, dois ou tres posts deixam o scroll enorme.

    Parabéns pelo post e pela volta a ativa.

    • Olá Caio.Bom lives que eu gostei pacas foram Cutey Honey a série.Existe um filme de Anno Hideaki mas nunca achei pra baixar.O de XXX Holic parece ter ficado muito bom também.Death Note,Kenshin parecem legais se você não viu ainda.Se o que você quer é sentai eu recomendo todos os de 2004 pra cá começando com Dekaranger e terminando em Gokaiger(só não posso dizer sobre Goseiger e Go-Buster pois nunca vi)
      Sobre o blog,confesso que estou apanhando do servidor,ainda estou tentando descobrir como eu faço isso,sorry. ^^
      Valeu pelo comentário!

Deixe um comentário

