Derrubando preconceitos: ecchi também tem conteúdo


Muitos entusiastas do mangá e anime costumam olhar com desdém títulos ecchi (com conteúdo sexual sem ser pornô) segundo alguns grupos.Algumas mulheres não gostam de ser vistas como objeto sexual enquanto muitos homens afirmam que você não absorve conteúdo lendo esses mangás,outros são meio grosseiros afirmando que o indivíduo é incapaz de se relacionar com uma mulher de verdade.
Mas será que é isso mesmo?ecchi é visto como algo apelativo?Bom vivemos num país onde a liberdade sexual é bem alta(até exagerada em certo ponto).No Rio é comum vermos mulheres de corpos esculturais exibindo seus dotes nas praias em pequenos fio dentais,vemos elas aparecendo comseus vestidos curtíssimos em programas de TV,propangas de lingeries em outdoors até nas novelas as chamadas “piriguetes” se tornaram um padrão em todas tem uma.

A verdade é uma só: o sexo é algo natural do ser humano, pessoas gostam de sexo efalar sobre sexo, logo adoram algo apimentado para atiçar os seus intistos.Quem acha que não vive num mundo de faz de conta,não encara a realidade dos fatos.Então é mais do que normal a exploração da sensualidade da mulher nas mídias.Cantoras famosas abusam da sensualidade como Rihhana ou Koda Kumi, isso é atraente ao sexo masculino.E as mulheres também tem, como prova cantores como Rick Martin as boy bands coreanas e os cantores de sertanejo universitário por aí.

Por isso não podemos julgar uma obra pela capa e sim se o conteúdo é interessante. Ninguém duvida que Rihanna é uma excelente cantora mesmo com tamanha sensualidade?A mesma coisa devemos dizer de mangás.muitos realmente são sem dúvida apelativos como KissXiss e seu protagonista a volta de cenas semi hentais com duas irmãs gêmeas,as ouros usam o ecchi como forma de atrair público assim como a indústria fonográfica faz com a música,ou o mangá shonem com seus clichês e fórmulas de sucesso.
O que a gente precisa é analisar e saber o que é interessante ou não.As personagens femininas podem mostrar mais do que o corpo e serem interessantes também por suas qualidades e defeitos

1-Chobits


Chobits é lindo!suas cenas sensuais jamais ofuscam a sensibilidade e os sentimentos elaborados e toda a filosofia que só o CLAMP consegue fazer.Aliás Chobits mais parece um mangá shoujo do que um shonem, mesmo com cenas ecchi bem leves.Mas eu não podia deixa de citá-lo aqui.Até porque é um ecchi feito por mulheres mostrando que isso não é um tabu como todo mundo pensa.
2-Negima

Já falei muito de Negima,já fiz matéria que está aqui por sinal pra quem se interessar.Se você ao ter o primeiro contato com o mangá pensar que um garoto de 10 anos que beija várias meninas 5 anos mais velhas que ele e passa por situações constrangedoras de ecchi é melhor ler direito,pois nem tudo é o que parece.Não existe romance forçado entre Negi e as garotas, mesmo as que estão apaixonadas por ele,aliás a inocência de Negi e sua ouça idade aliada a necessidade de procurar o seu pai e ser um bom professor em Mahora nem fazem ele pensar nessas coisas.
As personagens de Negima são todas muito carismáticas e bem desenvolvidas desde aquelas que tem uma ligação maior com a história quanto as mais coadjuvantes.Quem leu Love Hina que também está presente nesta lista já sabe o que esperar de um mangá de Akamatsu pois tudo que se viu de Love Hina se encontra aqui com um maior grau de ecchi mas nada que chegue perto de Tenjho Tenge ou Ikkitousen.
3-Tenjho Tenge. Autor: Oh! Great


Oh! Great (Itto Ogure) é famoso por desenhar Hentais.Resolveu fazer algo mais sério com Tenjho Tenge mas sem deixar de lado toda a sensualidade e conteúdo sexual.Tenjho Tenge é um mangá Seinem de lutas com conteúdo ecchi .O autor é muito criticado por que TT é muito difícil de entender.Trata-se de uma obra complexa repleta de subjetividade.As artes marciais são vistas de uma maneira fantástica repleta de filosofia e todo um misticismo por trás dela.O conceito de que o homem a natureza e o céu são um só lembra do conceito aplicado no jogo Art of Fighting da SNK.
Os três tesouros sagrados fazem parte da trama dando ainda mais complexidade a obra.
O traço de Oh Great é uma coisa deslumbrante sem dúvida o melhor traço da história do mangá. Seus desenhos parecem mais portifólios,os cenários e objetos como automóveis são super realistas e as personagens femininas são as mais belas e deslumbrantes da história dos mangás.É tão lindo que até as cenas mais eróticas possuem beleza artística é algo inacreditável.
O enredo é fantástico mas precisa de MUITA atenção porque está repleto de metáforas e poesias e é MUITO difícil entender certas passagens.Mas quando você compreende todo o universo que o autor cria você gosta mais do trabalho dele.As personagens femininas tem seus sentimentos bem trabalhados, personagens fantásticas como Aya e sua paixão pelo protagonista Nagi,o passado sofrido de Maya Natsume e seu irmão e o também Mana Kuzunoha e sua relação sofrida com o irmão de Aya.

Mas um aviso importante: Tenjho Tenge possui um alto conteúdo ecchi.existem muitas cenas eróticas,com cenas de sexo ou fazendo alusão a eles (como o de duas garotas e um sorvete que gerou uma cena bastante engraçada)
As cenas de sexo são raras (acho que rolou umas 3 ou 4 no mangá todo) e funcionam de forma similar a equivalentes em mangás como Berserk e Bastard e até bem eróticas quase chegando ao Hentai) e o ecchi é bem picante,aos corpos das moças são desenhadas de forma realista(tirando a estética mangá e os peitos gigantes claro) mas não chega a ser tão constante como seu primo Ikkitousen(que tem um fanservice a cada dois quadrinhos).É normal ficar vários capítulos sem aparecer nada e outros mostrarem bastante num único capítulo.Elas não atrapalham o enredo e são bem inseridas nos momentos certos.
Existe também muita violência está num grau acima de um HunterxHunter mas abaixo de um Berserk.Mesmo assim algumas cenas são bem pesadas tanto físicas quanto psicológicas.

Tenjho Tenge é um mangá fantástico as é meio difícil recomendar para as garotas, a não ser que elas queiram ver os musculosos lutadores da série ^^.
O outro mangá de Oh!Great, Air Gear é interessante também, mas como não li nada dele ainda não posso opinar e nem listá-lo aqui.

4-Love Hina


Love Hina é a comédia romântica mais famosa de todos s tempos até dispensa comentários. o ecchi de LH é usado de forma cômica gerando situações engraçadas como os famosos tropeços do Keitarô em cima das meninas causando uma nudez parcial ou quando o protagonista sem querer entra no quarto no momento que estão se vestindo.E não pensem que as personagens não são trabalhadas, todas elas tem seus sentimentos elaborados pelo autor durante a série e o romance é bem explorado pelo autor

5-Fairy Tail


Hiro Mashima tem como características colocar mulheres com corpos exuberantes em seus mangás.Mas ele prefere fazer um ecchi bem mais leve seja numa cena com personagens em poses sensuais, roupas provocantes.Raramente (ao menos não vi nenhuma) cena com closes em calcinhas como é comum em Love Hina e TenjhoTenge mesmo com a heroína Lucy e suas minissaias. Nudez então é raro só aparece geralmente em omakes criados pelo autor.O mesmo pode ser dito de Rave embra o grau de sensualidade seja um pouco menor do que FT.

Conclusão

É preciso julgar o trabalho pelo todo e não só pelo conteúdo que ele tem.Da mesma forma que existem mangás apelativos ao público otaku japonês (aqueles doentes) existem também mangás com toque de sensualidade mas com um conteúdo atraente até pra quem não gosta dessas coisas.e convenhamos vivemos num País tropical,com muita liberdade e mulheres sexys a todo o instante pra onde quer que nós vamos.Temos que parar com preconceitos, pra vivermos de forma mais divertida!e mangá é entretenimento e deveria ser tratado como tal!

Anúncios

4 respostas em “Derrubando preconceitos: ecchi também tem conteúdo

  1. Olá, parabéns, muito bem dito! Gostaria de sua permissão para postar parte desse artigo na página do Facebook “Ikki Tousen Brasil”, com os devidos créditos ao Otaku Life é claro! Sou cdc lá. Espero sua resposta, pois irá clarear a mente de muitos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s