Shonen mangá e seus muitos gêneros.

Imagem

Confesso que shonem mangá é uma de minhas paixões (senão a maior) dentre os vários estilos de quadrinhos japoneses. Apesar de ser um gênero voltado a jovens adolescentes, mesmo se você for um adulto ou tiver se cansado dos clichês do gênero tem de admitir: seus personagens carismáticos, temas de superação, tramas mirabolantes e lutas empolgantes acabam te cativando. Existem muitos sites especializados somente nesse gênero divulgando os releases, TOC (Tablet of  Contest, os famosos rankings semanais) e capas dos tankohons.Esse é um gênero que cativa e encanta pessoas do mundo todo e vende milhares de volumes.nessa matéria quero citar alguns dos mais populares gêneros dentro do shonem mangá

Shonem de luta
Imagem

Apelidado de batle shonem pelos entusiastas do gênero os shonem mangás de batalha são a vertente mais popular do gênero, o que mais faz sucesso e mais vende títulos. o conteúdo todo mundo conhece: batalhas frenéticas repletas de golpes especiais(provavelmente derivado de filmes de artes marciais) normalmente exagerando na forma e no poder dos personagens(em Dragon Ball tinham guerreiros que podiam voar mais rápido que aviões a jato e destruir planetas inteiros com um só golpe).estas mesmas possuem um alto grau de estratégia(dependendo do autor) e complexidade de um sistema sempre envolvendo uma forma de poder oculto que cada um possui (o Chacra de Naruto,o nem de HunterxHunter).Mas todas as lutas mostram superação por valores nobres como amizade, amor e família.Normalmente as tramas envolvem filosofias complexas,diálogos elaborados e tramas maiores que a própria vida(como salvar o mundo de um perigo iminente)

Dragon Ball, naruto,Bleach pertencem a esse gênero.

Shonem de comédia romântica
Imagem

O shonem mangá de comédia romântica aborda o romance do ponto de vista masculino: ou seja,  com muita sensualidade,ecchi e fanservice.ultimamente com a popularidade de Love Hina o subgênero comédia romântica harém,onde o protagonista está rodeado com inúmeras garotas bonitas,de personalidades variadas se tornou constante nas publicações.Curiosamente Tenchi Muyo e El Hazard (que nasceram animes) já focavam no harém anos antes.

Love Hina,Ichigo 100%, Kimagure Orange Road são exemplos do gênero

Shonem de esportes
Imagem

Sem dúvida os mais populares depois do shonem de luta, mangás de esporte geralmente envolvem sonhos de seus personagens de ascenderem ao sucesso dentre seu esporte favorito, na maioria das vezes envolvem dramas, superação,comédia etc.

Slam Dunk, Prince of Tennis,Hikaru no Go e Kuroko no Basket são exemplos do gênero

Shonem de detetive

Imagem
Mistérios, soluções mirabolantes e protagonistas inteligentes são a fórmula de sucesso dos mangás de detetive (também chamado de mangá de mistério)

Detetive Conam é o exemplo mais famoso do gênero

Shonem de comédia escrachada (ou Gag Mangás)
Imagem

Mangás de comédia pura e simples. De natureza episódica muitos destes mangás variam de acordo com o público alvo: humor negro, sátira a sociedade ou a cultura popular (ou outros mangás da própria editora) piadas inteligentes, ou piadas infantis o objetivo é fazer você morrer de rir com situações que normalmente beiram o absurdo.

Gintama, Sket Dance, Dr.Slump e Kochikame são exemplos do gênero.

Shonem não convencional

Imagem
Desde o sucesso de Death Note, a Jump resolveu abrir espaços pra mangás incomuns a fórmula estabelecida à anos pela editora. Esses mangás são tão diferentes que é difícil classificar em um gênero específico. Death Note é um mangá de suspense policial com um conteúdo mais adulto e maduro que o convencional da Jump,subvertendo as fórmulas de sucesso da editora, Bakuman é um mangá onde os personagens querem desenhar pra Jump,mistura comédia,romance e até um seminário dos bastidores da criação de mangá pra Shonem Jump. Investir nesse aspecto é muito perigoso, pois limita o público que o consome correndo o risco de não fazer sucesso. Enigma é um exemplo de que não fez sucesso sendo cancelado brevemente.

Death Note, Bakuman e Enigma são exemplos desse gênero.

Mescla e mudança de estilos
Imagem

Alguns autores costumam mudar o estilo de um mangá, geralmente quando uma série não vai bem o editor sugere torná-lo um batle shonem,o gênero que mais chances tem de fazer sucesso e se manter na revista.Katekyo Hitman REBORN é um exemplo.Antes ele era um gag mangá,e após 60 capítulos virou um batle shonem alavancando o sucesso da série e prolongando a serialização (o mangá possui 42 volumes ao todo)
Outros autores mesclam gêneros como Ken Akamatsu com seu Mahou Sensei Negima (Negima: Magister Negi Magi) que mescla a comédia romântica harém de Love Hina com o batle shonem no estilo Naruto sem deixar de dar importância a um estilo ou outro. O grande desafio é mesclar dos gêneros tão discrepantes já que comédias românticas envolvem o cotidiano e situações simples enquanto mangás de lutas envolvem situações complexas, diálogos irreais e situações maiores que nada tem a ver com romances cotidianos. Mas Akamatsu com extrema habilidade, conseguiu fazer com maestria e fundiu perfeitamente gêneros que seriam como água e óleo.

Conclusão
Seja por batalhas épicas, romances ou dar boas risadas o shonem tem espaço garantido em nossos corações.Escolha um gênero e divirta-se com os mais carismáticos personagens!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s