Fanboys,Cults, tards, posers,mainstream.Preconceitos e endeusamentos

Você sabe o que é fanboy?Esse é um termo para descrever  indivíduos que são muito apaixonados por algo.Só que de forma perjorativa.Não só englobam somente os animes,mas também artistas,cantores,esporte…qualquer coisa que gere uma paixão forte na pessoa.de acordo com a população, fanboys são aqueles que idolatram algo a tal ponto que não enxergam defeitos e vangloriam o seu objeto de adoração.Tais pessoas defendem com unhas e dentes o objeto do qual vangloriam.

Bom no meio do anime e mangá,os fanboys formam um seleto grupo que adoram determinada série ou personagem.Estes são chamados de Tards.Se você idolatra Naruto então é um narutard por exemplo.O problema é que essa paixão tão grande por uma série acaba gerando discussões imensas e inúteis em fóruns sobre qual série é melhor ou não,fazendo comparações como números de vendas ou qualidade de enredo. Até discussões como a maturidade do mangá são levados em questão. Ultimamente as discussões entre fãs de Naruto e One Piece é o que está mais em evidência em fóruns de discussão.É chato,incomoda e não levava lugar algum.
Imagem
Aí surgem os Cults e os Cults Posers.Posers são pessoas que admiram determinada coisa influênciada pela opinião dos outros, ou de veículos de comunicação.Eles fazem mais do tipo “todo mundo gosta então eu gosto também”Os cults são pessoas que admiram uma série só pelo conteúdo,ou seja aquilo que eles classificam como maduro,seja pela qualidade de enredo ou profundidade da obra.Normalmente tai séries são classificadas como cults ou underground.
Tais séries são visadas menos na parte comercial (mas não são todas).Geralmente essas pessoas repudiam qualquer obra com conteúdo considerado por eles como infantil e “inferior”.Qualquer obra que tenha o moe,fanservice,ou uma trama simples são massacrados por tais pessoas.Já vi reclamações sobre a qualidade dos diálogos de X/1999 do Clamp ou da credibilidade do final de Chobits do mesmo grupo,dito como algo não condizente com a realidade(o que é ridículo,afinal mangás podem ou não ser realistas,não existe limites criativos para um mangá)
Mangás que possuem conteúdo moe e fanservice que são usados para vender para um seleto público ávido por este tipo de material que segundo eles não tem conteúdo,são os mais criticados por esse grupo.Outros que eles “combatem” são os mainstream,os títulos mais populares (como os da Jump) que eles classificam como “modinha”,ou seja,qualquer coisa que se torne popular e caia no gosto da maioria é visto com certo desdêm por esse público.
Imagem
Daí o preconceito começa a se formar entre pessoas que curtem determinado tipo de material.Em fóruns na internet é comum vermos verdadeiras guerras entre grupos.Os cults repudiam o mainstream.Se você curte moe ou lê mangás com conteúdo ecchi é tratado como o pior ser humano da face da Terra, com se todo mundo quem lesse esse conteúdo sensual fosse um alienado sem cultura. E lembrando que sexo é algo popular,pessoas gostam de falar sobre sexo, de ver personagens femininas belas em poses sensuais, isso é comum do ser humano.É pura hypocrisia falar que isso é errado,que é inculto,vivemos num país com liberdade sexual (até exagerada).E lógico que existem pessoas com problemas que absorvem esse conteúdo,e existem obras com apelo exagerado(cofcof KissXiss cofcof) mas tudo no mundo é assim,não devemos generalizar.É preciso pegar uma obra,analisar se seu conteúdo atrapalha o desenvolvimento do mangá.Muitos mangás excelentes e com conteúdo como Mahou Sensei Negima,TenjhoTenge são simplesmente ignorados pelas pessoas por conta de um preconceito bobo.
Imagem
Você não pode amar um mangá porque as pessoas acham que você precisa de um olhar crítico pra julgar corretamente tal série.Não se pode ter defeitos, tudo tem que ser perfeito como a pessoa quer.E gosto muito de Fairy Tail, me divirto com ele, adoro os personagens e mesmo assim tenho ciência dos defeitos dele.É igual quando você se relaciona com alguém.Você ama aquela pessoa mesmo sabendo dos defeitos dela não é?Você pode não gostar dos métodos que o autor usa pra confeccionar a sua série, mas não pode criticar ferrenhamente o artista que trabalha muito e ama o que faz.Lembrando que um autor não trabalha sozinho, o editor também opina e ajuda a dar uma melhor direção a série.Isso garante as boas vendas,mesmo que você não curta clichês,tem sempre alguém que gosta.

No entanto o endeusamento de uma série realmente é um problema.Existem séries variadas de todos os estilos, e muito material interessante (alguns desconhecidos).Não podemos também nos prender a números de popularidade, nem sempre isso significa qualidade.

Eu não gosto de Saint Seiya se me perguntarem o motivo eu responderei com sinceridade, mas não vou comprar briga ou proclamar ao mundo que a série é ruím,cada um gosta do que quer.Já vi num fórum de Final Fantasy uma pessoa repudiar a opinião da outra só porque ele gostava de uma versão da série que ele detestava e não gostava de outra que ele adorava, como se a opnião dele não valesse de nada.A coisa ficou absurda.

Antes eu me reunia com os amigos pra falar sobre como foi incrível aquela virada que Yusuke deu na luta contra Jin do torneio das trevas, ou vibrava quando Goku virava Super Saiyajin,hoje só chove críticas e pessoas que parecem que só assistem uma série pra procurar defeitos e criticar a opnião alheia.Como um grande admirador de mangás e animes eu fico muito triste com isso.
Será que não podemos curtir uma série sem alguém nos criticando e julgando?assisto Ghost in the Shell pra filosofar um pouco sobre  sentido da vida mas se eu quiser posso assistir uma pancadaria descompromissada com Dragon Ball Z.Já vi pessoas que mesmo não gostando do que lê,não querem largar Fairy Tail pois acham que gastaram preciosos tempos de suas vidas na série e querem ver como termina.Sinceramente isso não faz o menor sentido.Já larguei One Piece depois de não gostar dos rumos que a série tomou tranquilamente,não preciso ir a fóruns criticar a série e granjear ódio das pessoas que ainda estão curtindo.

Sei que quanto mais se ama uma coisa mas envolvido com aquilo você fica.Da mesma forma que torcedores de futebol podem se transformar em vândalos arrumando brigas em estádios,fãs de animes podem se tornar o pior tipo de pessoa pra se conviver.Mangás e animes tem como objetivo nos divertir,nos levar a novos mundos,nos encantar com seus personagens e até mesmo nos fazer pensar,mas seja qual for o motivo nuncadeveria ser pra gerar conflitos e discussões inúteis.

Anúncios

3 respostas em “Fanboys,Cults, tards, posers,mainstream.Preconceitos e endeusamentos

  1. Isso tudo é culpa da liberdade de expressão. Como na internet todo mundo pode se comunicar mais, existe a necessidade de sempre ter opinião acerca de alguma coisa, mesmo sem ter muito conhecimento sobre o assunto, ou, se tem alguma, querem se mostrar superiores.

    Virou uma guerra intelectual (que também compartilho da sua opinião, é ridícula ainda mais se tratando de entretenimento) onde uma multidão de gente perde tempo despejando ódio sem necessidade alguma.

    Mas é assim mesmo, sempre terá um ou outro, é um mal que não acabará. Você mesmo citou um fórum de FF, sobre pessoas que repudiam o gosto de outras. O lance é relevar ou ignorar opiniões desse tipo, já que provêm de gosto pessoal. Mas nunca deixar de frequentar por causa disso 🙂

  2. Animes e mangás são um tipo de entretenimento como qualquer seriado, filme, livros, etc. Tem que ser encarado como uma forma de diversão e dependendo do conteúdo até um aprendizado, ao meu ver. Se uma pessoa não gosta da mesma coisa que você não tem por que discutir com ela, não é preciso! Uma coisa é discutir saudavelmente e com argumentação, outra coisa que é o que acontece a maioria das vezes é um ofender o outro e achar que tem melhor gosto ou mais razão.
    Você citou seu exemplo de One Piece e Fairy Tail, e eu cito o meu de InuYasha ^^ Eu AMO InuYasha, admiro muito a criadora Rumiko Takahashi e toda sua história, personagens e elementos utilizados, mas é claro que tem falhas, e uma delas é o loop eterno: Naraku aparece com novos poderes > InuYasha perde a batalha e enfraquece > InuYasha ganha um novo poder > InuYasha ataca Naraku, que gravemente ferido da luta > Naraku aparece com novos poderes > e tudo se repete… Isso acontece umas 5 vezes pelo menos na série, que com certeza perdeu vários fãs por conta dessa “enrolação”. Eu sou viciada no anime e mangá, mas tudo é passível de erros, mangakás não são seres perfeitos, eles erram também e o reflexo disso vemos através de sua obra. E outra… O que pode ser considerado um erro no mangá/anime? Não tem essa, sempre vai agradar alguns e desagradar outros, sobre InuYasha, eu curto a “enrolação” e várias outras pessoas também. ^^ E coitados dos mangakás se forem pensar em desenhar pra cada fã tentando agradar todo mundo né? Não rola!

    Post interessantíssimo porque não somente promove a reflexão e discussão sobre o assunto, como também um aprendizado sobre os termos utilizados sobre os otakus atualmente como tards, cults (não conhecia o termo rs.), posers, etc.

  3. Fanboys são uns idiotas mesmo. Eu não suporto essa raça estúpida e medíocre. Só porque eu sou fã de Dragon Ball Z, vem uns babacas me dizer que DBZ é um lixo comparado a Naruto. Nunca, nem em um milhão de anos. Cada anime de ação e pancadaria é cabuloso, só que de uma maneira diferente. Os fãs moderados de Naruto(Narutonatics) eu respeito, exceto esses retardados exaltados que são esses fanboys de Naruto(Narutards)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s