Okami: a poesia visual, arte deslumbrante na mais profunda força da natureza

Imagem

De vez em quando surgem jogos especiais, jogos que se desviam do comum, dos clichês da indústria de jogos. Jogos tão especiais que se tornam únicos.E que tal jogos que implantam um conceito mais artístico? ICO e Shadow of the Colossus são exemplos de games que buscam simplesmente uma expressão artística, sem se importar muito com o lado comercial da coisa.
Okami, obra-prima do hoje extinto Clover Studio é uma dessas pérolas que raramente brilham no mundo dos games lado a lado não só com os exemplos citados acima, como também com jogos como Rez, Lumines, Mirror Edge e o mais recentes Child of Eden e El Shaddai.
Um game fantástico que deixou seu nome na história e que agora estará prestes a ganhar uma versão em HD para os consoles da atual geração
Os criadores

Imagem

Okami foi concebido e idealizado por Atsushi Inaba, criador de jogos diferentes e interessantes como Viewtiful Joe 1 e 2.Inaba queria criar um jogo inspirado pela maravilha da força da natureza então nasceu Okami.A idéia de ter um lobo branco como personagem foi feito também pra reforçar a proposta de natureza do título.Hideki Kamiya criou a história e participa da direção do game.Ele resolveu criar a história através de um conto japonês muito famoso: o mito de Orochi e os 3 tesouros sagrados (já usado em jogos como King of Fighters e mangás como Naruto e Tenjho Tenge), tudo com bastante liberdade criativa e com o senso de humor característicos de suas obras como Devil May Cry e Resident Evil 4.A Trilha sonora ficou a cargo de Masami Ueda que realizou um trabalho sublime,com canções que reproduzem o estilo típico das músicas antigas dando aquele ar folclórico que o game possui.
História

Imagem
Há 100 anos na vila de Kamiki Village,um monstro extremante poderoso conhecido como Orochi ia até os moradores exigindo o sacrifício de uma virgem,sempre acompanhado do seu servo,um lobo branco chamado Shiranui.A escolhida da vez foi Nami amada do guerreiro mais forte da vila Nagi.Disposto a parar o sacrifício Nagi decidiu enfrentar a criatura mas tombou em batalha.O lobo branco tocado pelo sentimento de Nagi se voltou contra seu mestre e o enfrentou com seus poderes estranhos e únicos.Conseguiu selar a criatura mas ao custo de sua própria vida.Uma estátua então foi erguida em sua homenagem pelo seu feito heróico.E a paz perdurou por anos.
Depois de 100 anos de paz,os moradores de Kamiki village e o Japão estão prestes a ficar novamente em perigo.Tudo por causa de um indivíduo que libertou a criatura de sua prisão.Imediatamente uma energia negra gigantesca cobriu o arquipélago destruindo a natureza e acabando com a vida em várias partes da região.Ao perceber o perigo que se aproximava,Sakuya um espírito guardião de Kamiki Village desperta de seu sono na grande árvore de cerejeira do vilarejo,e imediatamente recorre a uma solução: ela invoca com seus poderes a deusa do sol Amaterasu reencarnando ela na estátua de Shiranui,que ganha vida se tornando similar ao lobo branco salvador Shiranui.Amaterasu com os poderes sagrados do Celestial Brush e os 13 deuses das constelações e um pequeno inseto conhecido como Issun que serve de guia e conselheiro de Amaterasu partem numa jornada pra livrar o mundo da criatura maligna e recuperar a vida e a natureza do Japão.
A obra de arte chamada Okami

Imagem
É difícil descrever toda a excelência e maravilha poética da obra-prima chamada Okami.seu visual deslumbrante,totalmente baseado nas tradicionais pinturas japonesas feitas com Sumi-e (aqueles desenhos antigos feitos em pergaminhos).É impressionante como o time de produção conseguiu reproduzir com tanta beleza tais gravuras.Usando de forma inovadora a técnica Cel-shading,o estilo visual mais artístico do mundo dos games,mostrando um domínio incrível graças à flexibilidade do estilo
.Sua poesia visual é retratada com tamanha atenção ao demonstrar a natureza desde as gramas que crescem ao caminhar de Amaterasu,como na restauração de ambientes mortos com uma belíssima e impactante cena em que a vida retorna ao local purificado e a singela cena em que Amaterasu alimenta os animais,que de tão tocante dá até vontade de assistir todas às vezes (você pode pular a cena com Start).O uso do Celestial Brush que transforma a tela num pergaminho podendo pincelar com suas tintas desenhando objetos,reconstruindo localidades, revitalizando a natureza,trocando o dia pela noite e utilizando as artes elementais dos 13 Deuses que você contata durante o jogo constatam reforçam ainda mais isso.
O trabalho artístico é algo fenomenal neste jogo.Os personagens são muito carismáticos mesmo o jogo não possuindo diálogos (na verdade eles fazem sons de grunhidos tal como em Banjo e Kazooie, jogo de plataforma da Rare pra N64).Em especial Susano’o que ao estilo Mr. Satan de Dragon Ball de ser,pensa ser um herói já que é descendente do famoso herói Nagi que derrotou e selou Orochi
Jogabilidade esplêndida

Imagem
Um jogo artístico como Okami também mostra sua arte no campo da jogabilidade.Okami é um Action-RPG similar ao estilo consagrado de The Legend of Zelda.
Você visita lugares,como vilarejos repletos de pessoas com necessidades para você ajudar,encara dungeons e participa de vários eventos em forma de minigames.Como dito antes o uso do Celestial Brush é o grande destaque.Usando o analógico esquerdo pra movimentar enquanto segura o botão quadrado+R1 ativa o recurso. Após contatar os Deuses é possível usar uma habilidade especifica com o Celestial Brush. Pra isso basta completar com o uso do pincel as estrelas da constelação ligando os pontos que as compõem. Aí pode-se obter os mais variados poderes desde cortar objetos como se fosse uma espada traçando uma linha na tela,ou desenhando diferentes linhas para usar os poderes elementais como fogo,eletricidade,água,etc.Outras como a bomba serve pra descobrir passagens secretas. É possível desenhar objetos como pontes que estão quebradas completando-as usando o pincel. Até mesmo é possível ligar água de um rio e controlar as plantas acessando lugares altos. Amaterasu é a Deusa do Sol,portanto possui habilidade de controlar o dia e a noite desenhando o Sol (o jogo possui passagem de tempo similar a Dragon Quest VIII). Outra coisa interessante é poder falar com um mestre pra aprender técnicas de luta (cada uma custa um valor). Com novas técnicas além de armas pra Amaterasu.

O sistema de batalha é interessante,Você avista inimigos na tela e assim que encosta neles um campo semitransparente delimita a área.Você pode atacar com os mais variados combos,esquivas e usar o Celestial Brush nos combates.
E já você é um Deus, fazer o bem e ajudar as pessoas é essencial.Amaterasu pode ajudar pessoas em vilarejos com seus poderes divinos,alimentar os animais, restaurar campos amaldiçoados e destruir templos malignos.Para cada ação você recebe pontos de Praise que serve pra aumentar os atributos de Amaterasu como aumentar as barras de HP,Brush,e a quantidade de vidas que você possui a cada vez que zerar o HP.
Os mapas são vastos sempre ocultando segredos e itens.O dia e a noite possuem forte influência,durante a noite é possível identificar objetos secretos que podem ser escavados graças à luz do luar e somente durante o dia é possível falar com as pessoas e comprar itens e equipamentos.É tanta coisa que dá pra fazer que te deixa perdido em saber pra onde ir primeiro.Eu terminei o jogo na primeira vez com pouco mais de 80 Horas e ainda nem tinha feito tudo que se podia fazer com ele.
Trilha sonora inspira e abrilhanta ainda mais Okami

Imagem

A trilha sonora de Okami é totalmente inspirada nas músicas tradicionais japonesas.Quem joga Samurai Shodown game de luta de espadas da SNK deve imaginar como é o estilo com muitos instrumentos como taiko e flauta.A trilha é deslumbrante assim como o jogo,sem mais.

Conclusão

Okami é uma verdadeira obra de arte.seu visual deslumbrante sua trilha sonora,seu enredo e seu conceito de arte conquista o jogador.É muito bom que games assim surjam pra provar pros mais céticos que games podem ser sim encarados como uma forma de arte interativa.Pena que games assim não são um sucesso astronômico de vendas (após produzir God Hand a Capcom dissolveu a Clover,cujos funcionários formaram a Platinum Games.Ao invés de se preocuparem só com aquilo que vende e com visual foto realista as produtoras deveriam tentar algo mais artístico.Quem não conhece Okami pode ser a sua chance pois a versão HD vem aí

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s