Exploração de franquias de sucesso, clonagem, clichês da indústria e repetição de fórmulas no mundo dos games

Vou tratar de assuntos polêmicos do mercado de games. Coisas que o jogador comum ou casual não percebe, mas estão lá. Então vamos lá.Você já sabe.Uma empresa de games cria uma franquia.dependendo da qualidade dessa franquia ela pode se tronar um sucesso,cativar jogadores pelo mundo(ou só num determinado país) e formar uma legião de fãs.Tamanho sucesso se reflete nas vendas.
Desta maneira logo uma seqüência passa a ser planejada para aproveitar o bom desempenho da primeira. Na maioria das vezes repete-se a fórmula do anterior acrescentando algumas melhorias naquilo que não deu certo no anterior,mas esse é um assunto que tratarei mais tarde.Primeiro quero falar sobre a exploração de uma franquia famosa.

Imagem
Bom, vamos pegar como exemplo a série Resident Evil uma das mais famosas do mundo dos games. A Capcom é a empresa que o produz.Todo mundo sabe que a Capcom ao mesmo tempo que inova e traz novas franquias de alta qualidade ao mundo dos games também explora essa franquia se aproveitando d nome e do sucesso dela.Muitas vezes usa o nome da série,jogam nas mãos de departamentos menores e investem até mesmo em outros gêneros.
É por isso que as franquias principais têm games com muito mais qualidade que as outras.
Quem se deparou com games como Resident Evil Gun Survivor e Dead Aim (que tem estilo similar aqueles jogos de tiro árcade tipo Time Crisis) sabe o quanto estes games não só são pobres na jogabilidade como não acrescentam nada a série. Mas como eles possuem o nome Resident Evil eles vão vender pros fanáticos fervorosos pela série.Tem gente que compra esses jogos paralelos só por causa do enredo não se importando nem em ter que encarar um gameplay ruim vejam só!

E não só com Resident, mas Street Fighter, Megaman, Onimusha, Vewtfull Joe todos passam pelo mesmo processo na empresa.

Final Fantasy também expandiu sua franquia. enquanto alguns jogos mantêm o padrão de qualidade outros(como a série cristal Chronicles) deixam e muito a desejar.A Nintendo com seu mascote Mário é a mesma coisa.já vimos Mário em tudo quanto é tipo de game dos mais variados gêneros,como é um personagem famoso e querido vai vender horrores da mesma forma que seu Pókemon.Isso é uma faca de dois gumes pois ao mesmo tempo que servem como porto seguro das empresas,acaba prejudicando a chegada de novas franquias.Algumas delas poderiam ter terminado a muito tempo até mesmo no primeiro game como God of War por exemplo( e sim ele foi planejado desde o inicio pra ser um único game), mas a fama obrigou a produzir mais e até hoje saem games do Kratos.Digo isso porque aí sim entrarei em outro assunto polêmico; a reutilização das fórmulas

Recauchutando

Sim você jogou, ou ao menos ouviu falar de God of War. O jogo foi considerado uma revolução nos games de ação levou prêmios e tal.Aí lógico que com uma fama monstruosa que ele alcançou uma seqüência logo foi produzida,com um orçamento maior acrescentando algumas coisas melhorando aqui ou ali mas reutilizando a mesma fórmula.Aí veio logo o terceiro jogo
.Apesar da liberdade artística (como as seqüências desenhadas) trouxe nenhuma inovação apenas repetindo a mesma fórmula de antes. Seus 2 games de PSP também não acrescentaram nada a franquia.É nessas horas que a franquia começa a se desgastar,as empresas poucos fazem pra mudar um jogo já que este esmo vi vender de todo jeito,mas também é uma armadilha mortal.existem horas que é preciso se reinventar ou a série corre o risco de cair na mesmice e estagnação.A série Tomb Raider sofreu deste mal: 5 jogos com pouquíssimas mudanças entre eles acabaram quase soterrando a série,que teve dificuldades em inovar nas seqüências seguintes.As séries Legends,Aniversary e Underworld até que tentaram mas nunca obtiveram o sucesso de antes.Assassin”s Creed quase sofreu deste mal,cm o sucesso do protagonista Ézio novas subseqüências do segundo jogo foram produzidas com poucas mudanças prejudicando a série.Ainda bem que Assassin’s Creed 3 vai reformular de vez a jogabilidade,contando até com um novo protagonista senão corria  risco de acabar como os outros citados anteriormente.

Copiando estilos: os clichês da indústria de jogos

Bom aí vamos à outra polêmica: quando um jogo faz muito sucesso ouras produtoras pegam carona naquele sucesso copiando o estilo de um jogo mudando uma coisinha aqui, outra ali e vendendo aquilo como se fosse um novo jogo. isso é o que eu chão de clonar um jogo.Pensem bem,quantos games estilo Need for Speeed Underground surgiram?Quantos imitaram o estilo de GTA?Atualmente o campeão da clonagem é a série Call of Duty que reinventou o seu gênero ao oferecer guerras modernas ao invés da já saturada segunda guerra mundial. Quando RE fez sucesso muitos pegaram carona no estilo.Enquanto alguns pegaram somente a fórmula e a modificaram ao seu próprio estilo(como Silent Hill) outros como Vampire Hunter D copiaram mesmo.Até Parasite Eve que era bastante original na primeira versão ao mesclar o RPG com Survival clonou RE na sua segunda versão.
Normalmente esses clones não possuem a mesma qualidade do original. Afinal de contas eles só copiam a fórmula já sabendo que irá vender mesmo,aí além de falta de originalidade a qualidade também deixa a desejar nesses títulos.Dante”s Inferno é cópia carbono de God of War.Estilo,jogabilidade,estágios.
Até mesmo quem leu A divina Comédia sabe que Dante nunca foi um templário, tampouco um guerreiro sanguinário que vejam só, tem marcas no corpo similar o Kratos e a cara de male a violência típica.Só que ele não combate deuses e nem tem correntes como a Blades of Chaos.Exemplos estão aí: Medal of Honor está entre as centenas de games que clonam Modern Warfare.Só que o jogo não copiou a principal característica que fez a série vender: ação frenética com uma IA bem ajustada e desafiadora.nenhum clone de Need for Speed Underground vingou,o único que chegou perto do sucesso foi a série Midnight Club da Rockstar.O mesmo foi com os clones de GTA,Devil May Cry,Onimusha e God of War.
Imagem
Algumas raras exceções conseguem se sair muito bem. O Parasite Eve 2 consegue ser um bom jogo.Dead Casse(que parece RE4) também se saiu até melhor que os games atuais de Resident.Só lembrando que alguns games só pegam algumas fórmulas emprestadas pra compor o jogo ao seu próprio estilo.o comando sensível ao contexto(conhecido como um botão de ação que faz tudo de acordo com os objetos próximos) de Tem Legends of Zilda já foi incorporado as jogabilidades de Resident 4 e Kingdom Hearts.O mesmo acontece com Castlevania Simphony of the Night: tudo que ele pegou emprestado de Metroid foi o mapa e os itens escondidos,pois a série sempre teve um Castelo enorme a explorar com várias portas e caminhos diferentes,ou seja não pode ser considerado um clone ao contrário do que dizem por aí.Muitos RPGs pegaram aquele sistema de ordem de turnos de FFX(tirado de RPGs de estratégia como FFtatics)

Os gênios, produtores e empresas talentosas: as melhores opções

Sorte que muitos designers talentosos como Hideo Kojima conseguem pensar diferente e sempre renovar o mercado. É graças a homens como ele que a indústria anda,trazendo inovações no mercado.Não só isso: produtoras talentosas também sem medo de ousar trazem novas tendências no mercado.Quem diria por exemplo, que a Rocksteed fosse a única empresa que conseguisse fazer um jogo de herói de quadrinhos decente e fiel como Batman Arkhan Asylum e City?Que ambos os jogos trouxessem padrões de qualidades tão grandes que se tornassem referencia no mercado colocando ambos os jogos no topo dos melhores games?A série Final Fantasy está sempre se renovando a cada versão embora não agrade a maioria, essas mudanças estão aí e são necessárias pra série se manter firme por tanto tempo.

Imagem

Conclusão

Embora algumas produtora conseguem se manter firmes sem mudar muito suas fórmula graças ao talento dos responsáveis por ela (como Yuji Horii e seu Dragon Quest) algumas não seguram a onda e mostram desgaste de fórmulas seguidas a exaustão. Muitas empresas se sustentam da fama da série sem saber se isso está realmente agradando a todos.Outros preferem repetir fórmulas copiando as de games de sucesso pra se sustentar.É preciso sempre pensar em renovação senão a indústria de jogos vai pra trás.Salvar uma princesa em perigo pode até ser divertido,mas sem as inovações ficaríamos a mercê de um estilo de jogo até o desgaste tal de uma franquia.Também não se pode renovar copiando outro jogo de sucesso,uma produtora de games tem que ter criatividade pra inventar novas idéias.Assim todos nós jogadores ganharíamos com isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s