Shonem mangás de lutas: o segredo do sucesso

Você que lê mangás publicados na Shonem Jump ou da magazine já conhece o roteiro: protagonistas determinados com vontade imensa de realizar os seus sonhos e vencer, lutas incríveis, poderes sobrenaturais e vilões estilosos. Essas são as principais características de um gênero que faz sucesso não só do público adolescente masculino,como o do adulto e até mesmo do feminino?Mas qual o segredo de tamanho sucesso?


Bom, grande parte do sucesso está nos personagens carismáticos, nas tramas grandiosas e nos exageros dos combates. Um protagonista que é determinado e dá inspiração para os outros correrem atrás dos seus sonhos conseguem cativar bastante.A idéia é o leitor ver seu personagem favorito superando obstáculos cada vez mais árduos em busca de seu ideal,vencendo seus inimigos com esforço e muita garra.Fazendo uma analogia básica,imagine uma situação de uma pessoa estudando bravamente para passar no vestibular.Ela estuda noite adentro lutando contra o sono e com muito esforço consegue chegar no limite, e então finalmente consegue passar.Não é o mesmo com uma luta contra um inimigo mortal,onde o herói vence com muito esforço uma luta que parecia perdida?É fácil se identificar.Tudo que importa é ver o seu herói favorito vencer e depois enfrentar alguém mais forte.Apesar de tamanho sucesso e predileção por parte do público, essa é uma fórmula repetida a exaustão pelas editoras por isso surgem mangás muito parecidos.Esses mangás conseguem gerar muitos clichês(como os torneios no meio da série e vilões cada vez mais poderosos pra se enfrentar em cada saga criada)
Imagem
Por isso alguns títulos são bem genéricos, mangás que eu chamo assim por não apresentar novidades, ou não ter algo especial, um “quê” a mais.
Atualmente os mangás shonem estão atraindo cada vez mais as garotas, isso porque as personagens femininas estão obtendo cada vez mais destaque até mesmo participando ativamente das lutas e gerando expectativas de romance entre elas os personagens masculinos.

Protagonistas fantásticos surgem a todo o instante cativando o público, desde um delinqüente juvenil e idiota como Yusuke Urameshi de Yuyu Hakusho, ao jovem ninja querendo provar o valor de sua existência como Naruto Uzumaki.

Os mangás shonem de maior prestígio vendem cerca de 1.000.000 de cópias todas as semanas e é a fonte mais rentável dos mangas atuais. Na ponta estão a Shonem Jump,a Shonem Magazine,Shonem Gangan entre outras.Citarei algumas séries interessantes de cada editora além dos meus favoritos e aqueles que possuem diferencial entre os outros do ramo.

Naruto. Origem: Shonem Jump.
Imagem

Esse dispensa comentários é o melhor Shonem da atualidade. Um mangá repleto de emoção,combates estratégicos e um enredo profundo que cresce a todo instante.O grande mérito de Naruto é a mudança profunda de seu enredo (a famosa fase Shippuuden) se tornando um mangá mais maduro crescendo com o público que  acompanhou o mangá desde sua estréia em 1999.Seu autor Masashi Kishimoto se inspirou e pesquisou sobre ninjas e criou ninjas que fogem do convencional,mostrando seus dramas e como a vida de Shinobi é complexa e intrincada,inserido o drama de Sasuke e a dor que o sistema ninja gera para o muno da série e Naruto tentando amadurecer e buscando um meio de tirar seu amigo do caminho da escuridão e encontrar o caminho da paz.Acho Naruto o melhor mangá Shonem de ação do momento e talvez até o melhor de todos os tempos graças a sua trama e personagens com motivações complexas.

Rurouni Kenshin. Origem: Shonem Jump
Imagem
Kenshin é um dos mangás que subverteu um pouco o gênero a que pertencem na Jump. Isso por trazer um ambiente baseado no Japão feudal com um misto de realidade e ficção.Vilões que não querem dominar o mundo e sim construir um Japão mais forte como Shishio(pelos meios errados, claro) ou querendo se vingar e desafiar Kenshin Himura(Enishi,/Jin-E) que também é um personagem incomum um samurai em busca de redenção pelas mortes que causou no passado.Um herói que esbanja gentileza,ideais profundos  que defende com todas as forças, o que o torna o personagem mais marcante na minha opinião entre todos os mangás do gênero.O mangá é uma verdadeira aula de história pois diversos personagens,fatos e passagens são citados.Ele se passa na Era Meiji japonesa.

HunterxHunter. Origem: Shonem Jump

Imagem

Mais um mangá que subverte o gênero da Jump graças aos problemas que esta mesma causou a seu autor Yoshihiro Togashi na época de Yuyu Hakusho, quando este foi pressionado a esticar a série. O resultado disso é um mangá mais maleável,onde o autor pode mostrar toda a sua criatividade.
Hunter envolve aventura, combates psicológicos e pancadaria. Seu mangá é tão surpreendente que é impossível você saber o que acontece em seguida.Um exemplo é você ver o antagonista de uma das sagas perder não através de um combate mortal como é de praxe em mangás de luta,mas sim através de estratégia e planos mirabolantes.Os diversos jogos e o complexo sistema Nem(o mais complexo sistema de luta criado para um mangá) mostra toda a genialidade de Togashi.Hunter é obrigatório.

Negima: Magister Negi Magi. Origem: Shonem Magazine
Imagem
O autor Ken Akamatsu faz muito sucesso com comédias românticas Ecchi como Love Hina, só que desta vez ele quis criar um mangá de lutas ao estilo de Dragon Ball. E mais ele resolveu misturar todo o clima de comédia romântica,Ecchi,o moe com os estilos e diálogos de pancadaria,uma fusão tão inusitada e tão dispare quanto a combinação Square e Disney no jogo Kingdom Hearts.Mas a combinação ficou perfeita e não só isso, traz variedade ao estilo de pancadaria, já que séries extensas demasiadamente de combates costumam ficar cansativas apesar das grandes possibilidades de história enquanto comédias românticas normalmente não tem tantas possibilidades de história.
Isso tornou Negima um mangá agradável de ler (diria até que é viciante de tão divertido que é). Negima possui um enredo repleto de mistérios não devendo em nada a Naruto,combates absurdamente fantásticos e um sistema de magias criativo e rico em detalhes além do bom humor incrível de Ken, que tira sarro até dos clichês mais básicos dos shonem mangás.Quer mais?que tal um glossário com magias e termos repletos de referências e explicações de diversas culturas, lendas e mitos, desde Omiudô (magias xintoístas) até referências sobre a mitologia grega, nórdica e até mesmo o funcionamento real de um relâmpago e tudo isso pra cada magia mencionada na série. Negima também é cultura!

Yuyu Hakusho. Origem: Shonem Jump

Imagem
Yuyu foi a primeira série marcante a aparecer na TV em 1997 no Brasil. Sua versão em mangá de 1990 foi algo interessante.Foi o primeiro mangá da Jump que mudou o estilo de narrativa típica dos mangás,com heróis escoteiros tentando deter vilões malvados querendo destruir ou dominar o mundo.Um bom exemplo é o próprio protagonista,Yusuke, um garoto que não seve de exemplo para ser um herói,mata aula, fuma, arranja brigas.Só que Yusuke tem um bom coração e provou isso ao salvar um garotinho de ser atropelado no inicio da série.personagens fantásticos como Hiei e antagonistas com passados e objetivos complicados como Toguro e Sensui abrilhantam a série.

Full Metal Alchemist. Origem: Shonem Gan-gan
Imagem
Serializado na Shonem Gan-gan revista da Square-Enix FMA abalou o mudo dos shonem de ação. Isso porque a Gan-gan é muito mas flexível com idéias novas e dando mais liberdade a seus autores de elaborar histórias originais.
Com isso FMA apresenta não só uma ambientação completamente original nunca vista na história dos mangás, inspirada na Alemanha da 2ª guerra mundial. Seu sistema de Alquimia criativo, que diferente da tradicional magia faz-tudo dos Shonem mangás possui suas limitações,tendo que contar com a criatividade de seus usuários.Posso assegurar: aqui estamos livres dos clichês dos outros mangas de luta,não temos torneios de lutas, um protagonista com pouca habilidade mas muita força de vontade(inclusive Edward Elric já ganha fama por ser Alquimista Federal com pouca idade e seu grande poder e habilidade com Alquimia), vilões cada vez mais poderosos para se derrotar,tendo que nossos heróis desenvolverem técnicas novas pra prosseguir.Pelo contrário,os antagonistas muitas vezes são derrotados ao subestimar a habilidade dos irmãos Elric.Temos uma trama única desenvolvendo o psicológico dos personagens.FMA é uma obra pra quem está cansado de clichês e pra quem é amante de bons Shonem mangás

Bleach. Origem: Shonem Jump
Imagem

Bleach mostra toda a criatividade de seu autor Kubo Tite,que elaborou um mangá moderno,com traços fantásticos,centenas de personagens de imenso carisma.Trazendo Shinigamis em forma de samurais com um mundo espiritual transformado em um estilo que mescla a arquitetura do Japão feudal e um estilo próprio e moderno.Bleach possui toques psicodélicos,o antigo,o moderno e em seus tankohons trazem poemas feitos pelo autor que refletem tudo que acontece naquele volume.Uma coisa interessante de Bleach é o caminho perigoso que seu autor Kubo Tite tomou (o que muita gente pensa ser trollagem) uma obra subjetiva,onde não temos foco em um grande plot e uma teia de acontecimentos (como Naruto) e sim em seus personagens e suas motivações para lutar.Cada luta em Bleach tem uma razão de ser e uma filosofia por trás dela que você for sutil pode estudar os interessantes títulos dos capítulos que tem tanto pra dizer quanto qualquer diálogo a respeito de algo e também nos mistérios que seu autor lentamente desenvolve conforme o tempo (Kurosaki Ichigo e sua enorme evolução de poder é um deles)
Fora o character design e os traços,seguramente os melhores da Jump.

Rave Master.Origem: Shonem Magazine

Imagem
Rave Master é obra de Hiro Mashima mas famoso por seu mangá Fairy Tail da mesma revista.Pra quem achou FT um shonem convencional,vai se surpreender com Rave.Com um estilo que lembra RPGs japoneses como a série Tales of da Namco-Bandai, com um herói num mundo fictício com uma espada mágica desbravando o mundo em busca das partes perdidas da pedra Rave,único artefato capaz de destruir as pedras das trevas originadas de Darkbring.Organizações que pretendem controlar o mundo, vários personagens com um passado interessante e antagonistas com profundidade abrilhantam Rave que faz um bom uso de alguns clichês de maneira inovadora, surpreendendo o leitor em certos momentos.

Soul Eater.Origem: Shonem Gan-gan
Imagem

Soul Eater assim como FMA também é abençoado por estar numa publicação flexível que permite novas idéias para o gênero.E acreditem,Soul Eater é mais uma cria original da revista da Square-Enix.Seu autor Atsushi Ookubo criou um mundo diferente de tudo que já foi feito antes.É um bizarríssimo mundo ao estilo Haloween.Lembram-se do Estranho Mundo de Jack de Tim Burton?é meio parecido com isso.
Neste mundo Bruxas,Lobisomens,Zumbis e Shinigamis coexistem com as pessoas normalmente.O Sol e a Lua possuem personalidade e rosto (num estilo meio macabro).Mas o mais bizarro é isso:pessoas que podem se transformar em armas.Na escola AMAAN (Shibusen no original) recruta jovens Artífices de Foice para criar a arma do diretor da Escola (Deathscythe, a foice da morte) ,o Shinigami-sama (Doutor morte na JBC).Pra isso o artífice e seu parceiro que é sua arma precisam caçar 99 almas humanas e 1 alma de bruxa para que ele se torne a Deathscythe.
Logo descobrimos porque do propósito da AMAAN: combater os poderosos Kisins, criaturas que trazem dor e insanidade a população.Uma poderosa bruxa elabora planos para obter algo que está escondido na escola e é aí que a história realmente começa.Com um traço igualmente sombrio,combinando com o estilo da série,com meninas fofinhas e muita sensualidade, Soul Eater surpreende a cada edição, que não possui clichês assim como seu parceiro da mesma revista,FMA.
Só vou dizer que SE não é pra qualquer um graças a seu tema bizarro,que pode afastar algumas pessoas.

Dragon Ball.Origem: Shonem Jump
Imagem
Não poderia fechar a matéria sem citar o mangá mais famoso da história da Jump.Não foi o primeiro do gênero Batle Shonem, mas Dragon Ball estabeleceu muitos dos clichês que veríamos nos outros mangás depois dele.Servindo de inspiração para vários autores como Kishimoto,Oda,Tite e Mashima.Dragon Ball possui enredo e personagens bem simples pros padrões de hoje mas é bastante divertido.Tanto que até hoje jogos,animações,mangás continuam sendo produzidos numa série que já vendeu cerca de 150.000.000 de volumes só no Japão.

Conclusão

O shonem mangás estão entre os que mais cativam os ávidos fãs ,sejam por seu carisma,lutas empolgantes ou seus personagens carismáticos.Ao longo dos anos séries com roupagem moderna dando maior ênfase ao enredo e a profundidade de seus protagonistas e antagonistas e outros inovadores estão surgindo deixando tudo ainda melhor.O que será que veremos após Naruto ou Bleach?de qualquer forma esperamos cada vez mais obras desse maravilhoso universo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s