10 anos de The King of Fighters 2002

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Este ano KOF 2002 completa 10 anos.São 10 anos dominando os arcades entre as demais versãoes da série.Desde o seu lançamento só perdeu a posição pra sua versão remake nos arcades japoneses.nos demais países ela aindafoi soberana (só KOF XIII ganhou notoriedade hoje,principalmente com o declÍnio dos arcades a ascensão da internet e a avidez do povo por jogar algo novo da série)Mas mesmo com KOF XIII a maioria dos melhores jogadores de KOF preferem a 2002 considerada a mais equilibrada de todas as versãoes.Então vamos acompanhar a trajetoriadeste gamede sucesso.

Desenvolvimento difícil
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KOF 2002 teve um desenvolvimento em uma situação complicada.A SNK ficou no vermelho e foi comprada pela Aruze empresa de caça-níqueis que usaria os personagens e marcas da empresa em troca de ajuda no desenvolvimento de novos jogos.Só que a Aruze explorou a marca da SNK e não ofereceu ajuda alguma a mesma (somente a versão de Garou pra Dreamcast) alegando que os jogos não seriam vendáveis.Isso fez com que Eikichi Kawasaki o CEO da empresa descontente abandonasse a empresa juntocom vários de seus funcionários.A marca SNK e seus direitos ficaram com a Aruze.Kawasaki então fundou a Playmore, empresa que teria como finalidade recuperar os direitos das propriedades da SNK.Através de disputas judiciais a Playmore conseguiu os direitos da série de volta e com a ajuda da recem formada Breeza Soft (antigos membros de desenvolvimento de KOF) deram continuidade a série primeiro com KOF 2001 e em seguida com 2002(já em conjunto com a Playmore)
Obviamente a Playmore por ser uma empresa pequena possuia poucos recursos de desenvolvimento,por isso o nível técnico deste KOF tá abaixo das versões anteriores.Gráficos,som estão num nível muito ruím(mesmo reaproveitando os sprites de versões anteriores)Ao menos a jogabilidade possui virtudes suficientes pra garantir uma boa qualidade ao game.

Be a the Fighter
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The King of Fighters 2002 possui 44 personagens.O jogo foi desenvolvido com o mesmo espírito do 98:nada de sistemas revolucionários,nada de história.Apenas uma reunião de vários personagens da série num mesmo lugar que ficou popularmente conhecido como “Dream Match” pelos fãs.
KOF 2002 possui um novo sistema de Max Mode com alterações significantes.O sistema é o velho 3 contra 3 similar as versões pré 99.

Os recursos deste KOF

Esquivas,golpes fortes e demais recursos ainda sã os mesmos.Os novos são:

Attack Cancel Evade: com esse recurso é possível esquiva durante um ataque gastando 1 estoque de power.Use pra surpreender os oponentes.

Max Mode: aperte BC pra ativar a barra Time.Gasta um estoque pra ativar.è possível usar Free Cancels e utilizar DMs sem gastar estoques de power(mas gasta a barra Time toda).SDMs(os famosos segundões) são feitos com a barra Time ativada e 1 estoque de power.

Attack cancel Max Mode.Durante um ataque acetando ou não aperte BC.É possível continuar  ataque durante o cancelamento. Exemplo: aperte C então BC aproxime aperte C novamente.Combos grandes podemser feitos usando esse recurso mas nem todos os personagens conseguem usar com precisão.

Super Cancel: esse já existia no 2001 mas vale a pena relembrar.serve pra cancela o golpe com o DM(os especiais) gastando o estoque pro cancelamento mais o que o DM gasta.Resumindo

Pra cancelar com DM 2 estoques de power(1 pra cancelar e outro para o DM).No Max Mode gasta 1 barra de power mais a barra Time

Pra cancelar com SDM: 2 estoques de power mais a barraTime ativada (1 estoque pra cancelar mais a barra Time e 1 estoque extra pra usar o SDM)

Max 2: os famosos especiais secretos, a principal atração deste jogo.Max 2 são especiais mais fortes,exagerados e com um impacto imenso.Alguns tem funções inusitadas como o do Seth que não causa alto dano mas inverte os controles do adversário(isso mesmo!!!).Pra utilizá-los é necessário 1 estoque de power e o Max mode ativado e a energia estiver em ¼ (bem no finalzinho)

O novo Max Mode System é um sistema bem diferente do modo Advance do KOF 98.Nele ao invés do personagem ter um aumento de força o dano geral é diminuído.Só que tem um porém.O personagem se transforma em uma máquina de matargraças ao novo recurso Free cancel(cancelamento livre).existem 2 meios de utilizar esses recursos

1-cancelamento de golpes que normalmente não podem ser cancelados.Um exemplo prático seria a rasteira do Joe feita com diagonal pra frente com B.Normalmente ela não abre combos mas no Max mode agora é possível é possível

2-cancelamento de golpes especiais em outros golpes especiais.Um exemplo com Iori: cancele o Kototsuki You( meia lua pra trás com B ou D) com o Aoi Hana(um quarto de lua pra trás com A ou C).Cada cancelamento gasta um quarto da barra Time.

Durante o Max Mode ainda é possível usar o recurso de super cancel ou seja você pode utilizar Free Cancels e usar o Super Cancel para finalizar o combo fazendo sequencias enormes que permitem viradas inacreditáveis.Usando Iori como exemplo você pode emendar um Kototsuki You num Aoi Hana e emendar com o Oniyaki(Shoryuken com A ou C) e fazer um Super Cancel no tradicional DM Yaotome (um quarto de lua pra frente e meia lua para trás com A ou C).Tenha estoques de power e Time suficientes para usar os cancelamentos.

Note que os combos maiores só podem ser utilizados pelo 2º ou 3º personagem do seu time já que conforme perde seus personagens mais estoques de power você tem.Esse é o sistema de Advantage de KOF 98.O primeiro personagm do seutime acumula 3 estoques,o segundo 4 estoques e o terceiro 5 estoques.O seu último personagem pode usar combos gigantes mas também implica o gasto dos 5 estoques de power utilizando todos os recursos de uma vez (Max Mode Cancel mais Free Cancel e mais o Super Cancel)

Dito isto a liberdade de se criar combos em KOF 2002 é imensa e pra todo tipo de habilidade desde os que preferem sequencias simples e eficientes até os que possuem precisão cirurgica pra executar as mais longas.Como os combos exigem gastos imensos são mais utilizados pra se virar um jogo perdido.Você não necessariamente precisa desses combos gigantes pra vencer uma lutaoque o torna muito atraente para qualquer um que goste da série.
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Obviamente existem personagens mais fortes que outros,desde personagens mais temidos com o Rank S até os mais fracos de Rank D.Mas o mais interessante é que mesmo esses personagens mais fortes possuem alguma desvantagem que pode ser aproveitadas por outros personagens(até mesmo os de Rank D).Esse recurso é chamado de “Counter Pick” ou seja personagens que possuem recursos para vencer outros.Isso é comprovado pela enorme variedade de escolhas de personagens em disputas sérias onde até mesmo é possível ser Top só com personagens fracos de Rank D.
A única coisa que atrapalha o gameplayde KOF 2002 são alguns especiais SDMs e secretos (Max2) que possuem comandos estranhos alguns difíceis de usar.Combos infinitos como o famoso  da Vanessa e alguns bugs também atrapalham(se bem que em KOF isso é normal
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Graficamente KOF 2002 é bem fraco.Os gráficos possuem cores frias,efeitos especiais são precários.As músicas possuem boas composições boas mas de qualidade baixa similar a qualidade daqueles aparelhos de Videokê.
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Feliz aniversário KOF 2002

KOF ganhou algumas versões.Uma pra PS2 teve cenários 3D mas teve 5 personagens extras(Shingo,King,Goenitz Geese e Orochi Iori) mas não acrescentou nada.Depois ganhou um remake que apesar do trabalho gráfico implantado sofreu mudanças sem sentido no sistema de jogo(personagens com forças iguais,diminuição na exigência dos combos de barra).Mesmo com todo o elenco da saga Nests ficou muito pior que o original.
Isso significa que KOF 2002 tem um sistema de jogo tão bom que ficou difícil encontrar rivais e é ainda o favorito entre os fãs.Pessoalmente gosto muito dessa versão e vez ou outra dou uma jogada.Feliz aniversário KOF 2002.Você merece destaque entre obras-primas como 3RD Strike e Guilty Gear  XX Acent Core Plus!

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