Por que alguns personagens são tão odiados?

Bom você caro leitor de mangá e animes já viu as enormes confusões que acarretam em fóruns de discussão. É o ódio que se tem por determinados personagens.Personagens como Orihime,Shinji Ikari,Sakura são os principais alvos do ódio das pessoas.mas por que isso?


É simples, nós sempre reprovamos atitudes, pontos de vista e situações de pessoas que pensam diferente de nós. Uma pessoa que demonstra medo ou insegurança em uma situação granja o ódio de pessoas com atitude, que gostariam de ver uma atuação mais enérgica daquele indivíduo.Quando esse toma decisões polêmicas então é que a coisa esquenta.


Uma certa cena de Naruto chamou a atenção por causa da enorme quantidade de páginas de discussão em fóruns quando a Sakura,para poder proteger Naruto e evitar que ele se machucasse mais na sua busca pelo Sasuke ao ponto de fazer uma(falsa) declaração de amor a ele pra tentar fazê-lo desistir fez muita gente atirar pedras na personagem enquanto outros entenderam o fundamento da cena e porque ela tomou tal atitude.Isso porque foi algo de certo bem polêmico.

Isso tudo é algo presente na nossa vida sem a gente perceber a idéia de perfeição. No trabalho não podemos cometer erros não nos chamam atenção.Você precisa na escola tirar as notas mais altas.Precisa mostrar comportamento exemplar.Então se um personagem comete erros,ou mostra atitudes que nós supostamente não tomaríamos logo reprovamos isso.

Uma coisa que as pessoas se esquecem é que os seres humanos são todos diferentes,pensamos, e agimos de forma diferente. Então por que com personagens de mangá seria diferente?Quem reprova a fragilidade de Inoue Orihime na saga dos Arrancars (os famosos gritos desesperados de Kurosaki-kun tiveram bastante evidência aqui) se esquece que a personagem possui um grande ponto forte: a sua bondade e gentilezas extremas que permitiam que ela curasse até mesmo seus inimigos como as invejosas Loly e Menoly que torturaram a coitada. No anime essa compaixão tocou a Menoly que até tentou protegê-la do Yammy.Os fãs da Rukia se esqueceram que a mesma demonstrou uma fragilidade idêntica na saga da Soul Society chegando até a pensar em desistir da própria vida.Shinji de Evangelion passa por conflitos e traumas que enlouqueceriam qualquer pessoa,ninguém espera que alguém encare uma situaçã em que seu pai o força a matar se amigo com suas próprias mãos normalmente né?

O mais legal é ver personagens que mostram que cometem erros como todo mundo. Especialmente quando eles crescem e amadurecem durante a série.Quem adora o Naruto com sua força e crescimento durante a série nos tempos atuais nem se ligava que o personagem era odiado no inicio quando ainda era meio idiota e ingênuo.

Mesmo que mangás sejam títulos de fantasia repletos de estereótipos estes ainda são mais humanos, foi-se a época dos heróis bonzinhos e escoteiros como os Cavaleiros do Zodíaco e seus vilões malvadões sem motivo. As coisas são bem diferentes,até mesmo um delinqüente juvenil como Yusuke Urameshi ou uma garota atrapalhada e chorona como Usagi Tsukino podem ser estrelas de um mangá

É claro, a pessoa pode até não ir com a cara de algum personagem, isso é completamente normal.
Eu tenho o costume de sempre observar e analisar as atitudes de um personagem antes de julgar. Se as motivações dele pra agir daquele jeito são válidas então procuro compreender mesmo quando é errado.Se as pessoas fizerem isso aposto que vão compreender muito melhor o enredo do mangá e o que o autor queria passar com tamanha atitude,além de evitar discussões inúteis em fóruns e redes sociais sobre quem é o melhor personagem.

Anúncios

4 respostas em “Por que alguns personagens são tão odiados?

  1. Gosto do seus posts e consequentemente blog, Franco, pois você sempre costuma fazer análises profundas e muito úteis para compreender melhor o universo dos games, mangás ou animes. *-*

    Você faz o leitor viajar no seu post o levando a reflexão sobre o assunto, e isso é muito bom, por exemplo, nesse seu post sobre o ódio que os fãs tem sobre os personagens de anime/mangá.

    Concordo com tudo o que você disse! Entretanto, eu acho que temos muitas discussões em fóruns e vários haters nele porque é muito mais fácil julgar do que entender um personagem ou uma pessoa de nosso mundo. Compreender? Dificilmente alguém quer algo do tipo, infelizmente as pessoas optam pelo caminho mais fácil que no caso é julgar.

    Como você disse também, há aqueles personagens que não vamos com a cara e nem precisamos, cada tem suas preferências, mas o que devemos e podemos aprender é compreender cada um e também respeitar fãs de outros personagens, obras que não gostamos.

    Pouco a pouco a gente melhora… Ou não. LOL

    Anyway, parabéns pelo blog e continue com seus posts maravilhosos! Vou procurar comentar mais, porque merece! E esse post eu não poderia deixar passar mesmo, o assunto é MUITO interessante ^^

  2. Olha cara, seu post é bom mas não sei… concordo com você, personagens são como humanos, gosto de profundidade. Porém, o problema é quando alguns personagens tomam decisões e não sofrem nenhum repreendimento como o caso da Sakura.

    Ela foi bem egoísta em mentir para o Naruto, pouco importa a razão… ela gostaria que o Sasuke fingisse que a amava? Ela ficaria bastante magoada, chorando (é o que ela mais sabe fazer). Ela usou os sentimentos dele, ela por acaso pensou nos sentimentos do Naruto? Ele sempre se preocupou com ela e fez até aquela promessa e é isso o que ele tem de volta? Um “eu te amo” mentiroso? Sinceramente, é uma grande falta de consideração com um amigo com quem se preocupa. E ninguém a repreendeu por isso, o Naruto deu um fora nela e ela ainda se mostrou bastante orgulhosa disso. Ora, será que não admite que falou besteira? O pior é não querer admitir seus erros e nem suas imperfeições. Sem contar que enganou deixando seus companheiros de lado, isso é um shinobi? Aquele que abandona seus companheiros? Você que conhece Naruto deve saber muito bem a frase de Obito, nem preciso citar aqui…

    Bem, sobre a Orihime, foi muito boa e interessante a sua defesa em razão da personagem, nunca alguém citou isso. O problema é que ela é a típica “donzela em perigo” e as pessoas já estão fartas desse tipo de personagem, já é um esteriótipo muito batido porém se ela possui qualidades preciosas como você falou acho interessante vê-la além dessa ótica dentro desse esteriótipo.

    Sobre o Shinji, nunca vi Evangellion mas é muito cruel julgar um personagem que passou por essa situação extrema como ele a qual passou.

    Bem, odiar todos nós temos quem quisermos principalmente personagens por serem irreais! (rss) Mas a questão é que não devemos passar a mão na cabeça deles por compreendemos, até porque paternalismo/maternalismo gera as piores criaturas! LOL

    • É aquele velho caso,as pessoas as vezes mentem pra proteger alguém,tomam decisões difíceis em situações extremas,é bem interessante.Um exemplo seria Death Note onde é difícil julgar as ações dos persoagens da trama isso tudo é só conveniência,é isso que torna esses mangás especiais

  3. A Sakura Haruno é odiada por diversas razões, inclusive pelas inúmeras situações em que ela tratou o Naruto com hostilidade. Em DBZ, Krillin é o mais odiado, Na batalha contra Frieza, ele foi massacrado, literalmente, até mesmo contra o Cell ele foi ineficiente, contra o Majin Buu nem se fala, acabou sendo derrotado. Ele é o mais inútil de todos os personagens de DBZ, o Goku é melhor que ele em todos os aspectos. Kirllin é muito inútil não serve pra nada. Gohan, na saga do Cell, mostrou ao vilão com quantos paus se faz uma canoa, mas na Saga Buu, ele só deu vexame, o que o levou a levar sermão do Vegeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s