Chains of memories:uma experiência diferente com Kingdom Hearts

Imagem

O sucesso absoluto de Kingdom Hearts permitiu a Square crir uma versão para GBA.Mas na verdade ao invés de algo alternativo resolveram criar mesmo uma sequência direta do primeiro jogo.Um jogo que na verdade faz uma ponte entre o KH 1 e 2.Mais tarde após o lançamento de KH2 a equipe decidiu criar um remake para o PS2 pra ser lançado como bonus no pacote com KH2 Final Mix+ versão turbinada do jogo exclusivamente no Japão.E foi uma idéia acertada já que o jogo possui fatos,passagens e personagens importantes ao enredo do KH e mesmo com algumas explicações do que ocorrera na própria segunda versão ainda assim não foio suficiente pra esclarecer tudo.De fato CoM acaba sendo peça importante para a trama do jogo.

O problema é que o pacote só saiu no Japão.Mas ao invés da Square-enix lançar Final Mix nos EUA preferiram só lançar Chains of Memories separadamente.Bom foi melhor do que não ter lançado.Só que CoM não é exatamente o KH que nós tanto amamos e conhecemos.trata-se de ua experiência bastante diferente.

Semi-sequência de KH

Imagem

O jogo se passa logo após o anterior.Sora,Donald e Goofy seguem procurando pistas sobre o paradeiro de Riku e do Rei Mickey.Os 3 seguem caminho até que são guiados por um misterioso ser com vestes negras que diz que encontrarão algo interessante se seguirem adiante.Durante o trajeto se deparam com um castelo que a figura chama de Castelo Oblivion.Ele diz que lá Sora encontrará o que estava buscando mas em troca de um preço alto.Sora na esperança de encontrar seus amigos decide adentrar um castelo mas percebe que suas habilidades e a de seus companheiros não funcionam.O sujeito então cria um Deck de cartas com as habilidades de Sora baseada em suas memórias,se tornando o único meio de adentrar o castelo.As cartas são baseadas em mundos,personagens,habilidades e inimigos que Sora enfrentou em KH,no entanto a cada andar eles começam a lentamente a se esquecer de seus amigos.Enquanto isso Riku que foi guiado pelo Rei Mickey ao Realm of Darkness traça um caminho paralelo ao de Sora lutando contra as trevas em seu coração.Eles enfrentam os membros da Organization XIII que querem manipular ambos para cumprir seus próprios objetivos

Um gameplay bem diferente

Imagem
Bom normalmente o que se espera de KH é um Action-RPG com exploração,combates com inimigos em cenários vastos não é?só que não é esse o caso de CoM as coisas aqui são MUITO diferentes.A primeira grande mudança de CoM em relação a KH está no uso de cartas.Ao adentrar no castelo Oblivion Sora precisa usar cartas compostas de suas memórias.cada andar do castelo possui uma porta mágica que permite o uso das chamadas World Cards.Essas cartas são os mundos já visitados por Sora em KH.Ao introduzir qualquer World Card na porta ela se transforma numa cópia do mundo em questão como Agrabah,Olympus Coliseum entre outros mundos.como eles não são reais normalmente eles não fazem muita idéia de quem é Sora.A maioria trazem novas introduções dos mundos e reprisando algumas histórias de KH de forma condensada.Ao completar o mundo você assiste cutscenes com a história do jogo e avança pro próximo andar.

A experiência de mundos de KH é bastante condensada e compacta.Os mundos são divididos em salas em formatos cúbicos com ligações a outras salas conectadas por portas mágicas.Para passar por essas salas é necessário usar cartas especificas que cada porta exige,sem elas é impossível passar por estas portas.Cada carta possui efeitos específicos, algumas deixam os Heartless mais lentos,outra os deixam tontos impedido-os de avançar contra Sora entre outras.
Ao entrar nas salas brancas(entre os andares dos mundos é possível assistir cutscenes da história de cada mundo e outras só com combates.A exploração é bem diferente de KH.você só controla Sora explorando os lugares em busca de cartas escondidas,esferas verdes que recarregam HP e vermelhas que dão Moogle Points acertando golpes de Keyblades em objetos dos cenários ou derrotando os inimigos.Esses são visíveis na tela e ao encostar neles abre-se uma tela de batalha ao estilo de Parasite Eve e Chrono Trigger,um campo cúbico limitado onde você pode rolar e pra fugir dos combates é necessário chegar em um dos cantos e esperar a barra de escape encher,se for atingido durante esse carregamento a fuga falha.Você pode atacar primeiro obtendo vantagem.Se acertar o inimigo visível na tela o combate começa com todos os oponentes tontos.

Mesmo os combates são diferentes, pois eles se utilizam também do sistema de cartas.Sora fica sozinho e existe um deck com as cartas equipadas.Essas cartas possuem diferentes atributos e ranking além do nível que varia de 0 a 9.Cartas do tipo Pyshical servem pra ataques comuns,Magics para uso de magias e invocações e suporte pra itens de cura.Ao usar todas as cartas você precisa recarregar no espaço numerado até ter todas na mão novamente.Só que é preciso ter cuidado quando usar as cartas pois ao usar cartas com números menores que a dos oponentes ocorre um Card Break onde seu ataque/magia/cura/invocação é interrompida.Outro sistema é o Sleight onde você combina 3 cartas num só ataque especial,mais forte que os ataques normais.Algumas você habilita conforme progride.Ao ganhar level você escolhe se quer aumentar o Hp o Cp(Card Points necessários pra equipar cartas,quanto mais,mas cartas se pode equipar além de habilitar as mais poderosas) e habilitar um Sleight ocasionalmente.

E o jogo é bom?

Imagem

O grande ponto forte de CoM é o enredo.Ele inclusive é mais interessante que o do próprio KH2 repleto de intrigas,manipulações e personagens interessantes,inclusive senti a Organization XIII melhor explorada aqui.Isso se deve ao fato da condensação do enredo dos mundos Disney que aqui é bem menor que nos outros games(muitos deles nem sequer possuem grandes novidades parecendo mais reprises diluídas do jogo anterior).Com isso a trama principal ganhou muito.Isso sem falar que a cada mundo completado assistimos cenas que mostram as tramóias da Organization XIII,cenas importantes do enredo e lutas contra esses mesmos membros.

O problema é que temos a sensação de jogar algo limitado,mesmo em relação a KH.Não temos a exploração típica,não há baús,itens equipáveis apenas as cartas onde você equipa livremente,é possível criar até 3 decks diferentes.Temos apenas salas onde enfrentamos inimigos até abrir portas do enredo e seguir adiante por mais portas com mais inimigos.Mesmo os combates são bastante limitados,temos um campo com paredes invisíveis repletas de inimigos com pouco espaço de movimentação além de que a câmera fica completamente fechada escondendo os inimigos de seu campo de visão o que é problemático quando você não enxerga os ataques.Até mesmo seus ataques são limitados por conta do nível das cartas.muitas vezes você é obrigado a manualmente escolher a carta do seu deck pra atacar o que é pior que escolher menu de comandos nas versões de ação.Conforme você joga você sente essa limitação mesmo o sistema de cartas sendo até certo ponto tático e interessante.As lutas contra chefes não tem tanta empolgação como deveria,então não tem muito destaque.

A engine gráfica é a mesma de KH.Talvez não usaram o 2 por conta que a aventura se passa logo após a anterior sendo que não houve mudanças nos personagens e mundos.Outro fator seria pra agilizar a conversão com uma engine mais simples diminuindo o trabalho gasto com o título.De fato o mundos parecem versões condensadas dos apresentados naqueles jogos.Não há muitas novidades nesse quesito.O mesmo dito da trilha sonora,a mesma de KH.Pelo menos não notei nenhuma música diferente aqui.A abertura usa cenas do primeiro jogo e a música “Simple and Clean” de Utada Hikaru.Em relação ao GBA tivemos apenas algumas mudanças de cenas de enredo entre outras coisinhas,nada de muito relevante.

Conclusão

Chain of Memories não é a experiência emocionante estilo Action-RPG de Kingdom Hearts,o jogo não possui a mesma magia e empolgação de outras versões.No entanto seu enredo é interessante e indispensável principalmente pra compreender a trama completa de KH

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s