BlazBlue: a obra-prima dos games de luta da Arc System Works mesma produtora de Guilty Gear

BlazBlue: o jogo de luta 2D mais vibrante desta geração

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Arc System Works,taí uma empresa onde você pode esperar nada mais nada menos que o melhor.Criadora do inigualável Guilty Gear(X,XX,XX#Reload,XX Accent Core e XX Accent Core Plus) a ASW conseguiu ao longo dos anos (de 1998 na primeira versão até 2008 a Accent Core Plus)um padrão de qualidade que não devia nada as empresas consagradas do gênero como a falecida SNK e a Capcom.Na verdade até superava as empresas com um jogo que esbanjava qualidade e diversão.Gráficos em 2D vibrantes,uma trilha sonora profissional no mais puro estilo Rock um character design fenomenal ao estilo anime e uma jogabilidade profunda,num dos sistemas de jogo mais complexos e vibrantes daquela geração marcaram um gênero luta sendo que sua versão Accent Core ainda é jogado até hoje principalmente no Japão. Só que a ASW perdeu os direitos de desenvolvimento da série pra Sega.O último jogo desenvolvido foi o estranhíssimo Guilty Gear 2 Overture (lançado em 2009 nos EUA localizada pela Aksys Games) um game de ação misturado com RTS(ou ETR estratégia em tempo real).Desde então a empresa tem uma disputa judicial com a Sega para reaver os direitos da série não podendo dar continuidade a ela até se resolver isso.É então que a empresa decide criar uma nova série para substituir a anterior enquanto isso.esse novo game herdaria o estilo e visual de GG mas ainda sim adcionaria elementos inovadores ao sistema.seu nome é BlazBlue

História digna de um anime
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A história de BlazBlue é um de seus principais atrativos não só pelo fato de ser muito bem detalhada e desenvolvida com reviravoltas empolgantes e personagens carismáticos e memoráveis.Uma coisa que se tornou ainda melhor graças ao modo story do jogo que vem no formato de uma Visual Novel(estilo de jogo comum no Japão) que possui ilustrações detalhadas em alta resolução com uma narração sem dublagem e diálogos totalmente dublados.Você assiste a animação de abertura do modo e depois escolhe um personagem e vê o ponto de vista dele  da história escolhendo caminhos que te levam a diferentes finais do jogo e um final verdadeiro que possui um caminho certo a seguir ou seja incetiva o jogador a jogar várias vezes até obter 100% da história de cada um dos personagens.E tudo intercalado com cenas de animação produzidas pelo estúdio Gonzo com ótima qualidade espalhadas por diversos pontos da trama.

A história é a seguinte:

Calamity Trigger

Antes dos acontecimentos de BlazBlue, a humanidade estava à beira da extinção de uma criatura chamada de “besta negra”. O mundo foi salvo por seis heróis que exerciam a magia . Eles ajudaram a humanidade a criar “Ars Magus”, uma fusão de magia e ciência, para derrotar a Besta Negra. Este evento seria mais tarde conhecido como a Primeira Guerra da Magia.

Após a guerra, a Novus Orbis Librarium (da Biblioteca ou NOL para encurtar) foi criado para governar o mundo com o uso de Ars Magus. Uma grande parte da dissidência foi causada pela Biblioteca, em parte devido ao uso Ars Magus ‘em quase todas as facetas da sociedade, e o aprofundamento do fosso socioeconômico entre quem podia e não podia usar Ars Magus. Esta dissidência acabaria por formar anos mais tarde a Segunda Guerra da Magia ou também conhecido como a Guerra Civil Ikaruga, quando a cidade de Ikaruga abertamente se rebelou contra o NOL. Após vencer a guerra, o NOL impôs uma regra mais dura sobre o mundo, punindo qualquer rebelião contra o NOL com a morte.

Em dezembro de 2199 dC, vários anos após a Segunda Guerra da Magia, um ramo da NOL foi totalmente destruída por um rebelde de classe SS chamado “Ragna”, também conhecido como o “Grim Reaper”, em uma tentativa de destruir o Librarium. A NOL, na esperança de detê-lo, imediatamente anunciou a maior recompensa já vista, disponível para qualquer um que pudesse capturá-lo. Curiosamente, Ragna possui uma poderosa forma de Ars Magus conhecido como o “Grimoire Azure.” Isto levou a NOL, bem como os outros lutadores, para caçar Ragna não apenas para sua generosa recompensa, mas também a sua Grimoire Azure.
Os personagens são muito carismáticos e interessantes.Vou falar primeiro dos meus favoritos como Ragna the Bloodedge o herói do jogo.Estiloso,com um visual sensacional típico das produções da Arc Systems Ragna é meio turrão,sarcástico cínico e meio boca-suja ele possui um olho verde e outro vermelho  e cabelos brancos pelo fato de ser um Dhampir um meio humano e vampiro.No passado Ragna era órfão e vivia na Igreja junto de seus irmãos Saiya e Jin.Ragna era extremamente amável com Saiya o que despertou ciúmes de Jin.Um homem chamado Terumi se aproveitou disso e encheu a cabeça de Jin que já estava dessestabilizado por causa da espada Yukianesia que afetou sua mente graças ao Seirth contido nela.serth é uma energia vital do mundo mas pode afetar a mente do usuário se não for controlada. Fazendo Jin matar Saiya e cortar o braço de Ragna que acabou sendo salvo por Rachel uma vampira que compartilhou seu poder com Ragna salvando-lhe a vida.
Sua Igreja fora queimada e Ragna teve seu braço substituído por uma prótese que possui o Azure Grimoire lhe dando um incrível poder.Ragna foi então treinado por jubei tido como o ser mais poderoso na terra nas artes com a espada e ouviu a história de Bloodedge o misterioso homem que morreu lutando contra a besta negra para ganhar tempo para que os seis heróis ganhassem tempo e ensinassem a magia aos humanos para poder se defenderem da criatura.
Jubei lhe deu o casaco e a arma a Ragna que em homenagem ao herói herdou também a alcunha de Bloodedge.Depois que Ragna encontra pistas de que a NOL estava envolvida no assassinato da sua irmã parte em busca de vingança destruindo parte da blibioteca dela e agora é um criminoso com a cabeça a prêmio
Rachel é uma vampira que vive entediada e luta com seus familiares Gill e Nagô que se transformam em várioos objetos está sempre entendiada ,é sabia,cínica e com um ar de nobreza , vive provocando Ragna o chamando de idiota.Ela tem um paél importante na trama.
Noel é membro da NOL,é um tanto descuidade e totalmente fiel a sua diretriz com as regras da organização.Não possui confiança própria e tem um complexo com seus peitos serem pequenos comparados a Litch outra personagem do jogo e não pode se separarde seu par de pistolas chegando a chorar se isso ocorre.Completam o elenco o Estranhíssimo irmão de Ragna ,Jin que possui uma mente instável,Litch faiye Ling,médica de um distrito de Ikaruga,Arakune, uma criatura bizarra que posui alguma relação com Litch,Carl Clover, um investigador apesar de ser uma criança.Taokaka que é de uma raça de gatos humanos conhecido como Kaka,Bang Shishigami o ninja poser de herói estilo Tokusatsu e os chefões Hakumen e Nu-13

Fora os vários NPCs (non player character personágens não jogáveis) que tem toda uma importância na trama complementando o game

Continuum Shift

O jogo se passa após os eventos de BlazBlue: Calamity Trigger. Alguns dias se passaram desde o ataque relatado por Ragna the Bloodedge,a 13th hierárqui City “Kagutsuchi” esquece-se de celebrar o Ano Novo, como seu suposto envolvimento no “Bombing Misterious” e ” Great Sightings Pentacle” que começou a se espalhar pela  cidade. Como o Librarium Orbis Novus não oferece nenhuma explicação oficial, os cidadãos expressam as suas próprias teorias, exagerando e espalhando boatos como um incêndio. Totalmente indiferente ao estado da cidade, Ragna segura firme sua espada enorme e espera silenciosa silenciosamente  pela chance de alcançar seu verdadeiro objetivo. E então, o “poder” enorme que tem
seduzido Ragna começa a ativar

vários novos personagens integram a trama como Tsubaki integrante da NOL da divisão de justiça,Platinum the Trinity a primeira Mahou Shoujo a integrar um game de luta , Valkehaiyn T. Helsing o mordomo da Rachel,o enigmático chefe de Noel Hazama,makoto Nanaya a meio felina companheira de Noel e Relius Clover pai de Carl que tem ligação com os antagonistas da trama.
Aqui a trama fica ainda mais encorpada com uma complexidade e revelações surpreendentes e até mesmo Loop temporais são adcionados a trama.Quem viu Tsubasa Reservoir Chronicles do Clamp e achou o timeloop algo complicado ainda não viu nada
A versão Extend do jogo traz a verdadeira história de Calamity trigger refeitacom várias cenas adcionais e a  verdadeira história de Continuum Shift com várias cenas adcionais e um vídeo final que abre o gancho pro terceiro game da série.

O Guilty Gear da nova geração

BlazBlue de certa forma é bem semelhante a Guilty gear.Existem 4 botões de ataque,o sistema de combos é o mesmo e muitos elementos do game como o sistema de Burst,os contra-ataques,o sistema de especial dividido em 2 partes aqui chamado de Distortion Drives e até mesmo um substituto do Destroyer um especial destruidor mas com muitas diferenças no seu uso aqui são chamados de Astral Heats

O sistema funciona da seguinte forma: existem 4 botões de ataque o fraco o médio o forte e Drive que é um recurso inédito e exclusivo do jogo que dá um diferencial imenso no gameplay do qual falarei mais tarde.Existe a barra de energia a de Heat que assim como GG pode se utilizar os Distortions Drives com 50% da energia além de utilizar alguns recursos defensivos gastando um pouco da barra.É necessário bastante planejamento ao usar os recursos pois há vários usos pra barra de especial e muitas possibilidades estratégicas pra isso.Recursos como ,Conter Assault,Romance Cancel e instant Defense oriundos de GG existem também aqui(com nomes novos).o Conter Assault permite contra atacar gastando 50% de Heat Gauge com frente e Ataque fraco + médio enquanto o novo sistema de Romance Cancel (chamado de) permite cancelar o ataque num outro qualquer desde que aperte Ataque fraco o médio e o forte simultaneamente no momento do ataque.O Instant Defense é quando você defende o golpe na hora.além de não tomar dano você fica imediatamente pronto para atacar.Alguns sistemas de GG foram limados até mesmo pro pessoal se acostumar as mudanças do gameplay pois apesar de semelhante a GG o sistema traz inovações e novos recursos tornando ao jogador a necessidade de se aprender tudo novamente sem falar nos personagens que possuem características de gameplay que realmente os diferem um do outro o que faz com que cada um seja único tal como GG já fez.E mesmo assim o sistema é complexo,difícil de dominar mas com curva de aprendizado recompensante pros jogadores hardcore que gostam de se aperfeiçoar num jogo.

Os novos recursos são: Guard Libra(em Calamity Trigger,servia para causar um guard crash em quem fazia a barra pender totalmente pro lado do oponente em algo similar a m cabo de guerra ou seja quem defender muito vai perder um pouco da barra pro seu lado) substituído pela Guard Primer  em Contínuos Shift e demais updates que mede o guard crush e a barra possui um determinado número de Primer(que vária conforme cada um) que se esvazia com determinados golpes com a sigla “Guard Primer”.Somente esses golpes específicos diminui a barra (como o Death Spike de Ragna) o que é algo bem inovadorA nova barra conhecida como Barrier Gauge permite fazer uma defesa que evita os danos similar a Flautless Defense de GG.O comando é trás com ataque fraco + médio e consome um pouco da barra que se renova com o tempo.caso a barra seja totalmente consumida os danos causados em seu personagem chegam a 1,25% a mais que o normal.Em Calamity Trigger existia o sistema de Barrier Burst similar a GG mas consumindo totalmente a barra.Em Contínuos Shift esse sistema foi substituído pelo Break Burst que consome uma barra própria.Assim como em GG o sistema de Burst é dividido em dois: o Gold que permite atacar fazendo o oponente “quicar” extendendo seus combos e o Green Burst que permite se livrar de um combo só que custando metade da sua Guard Primer.Você só pode usar o Burst uma vez por round e ganha mais um se perder um round.

O outro sistema de jogo novo é o Drive.Esse é o grande elemento de BB que torna cada personagem único.Usando o botão X no PS3 e A no X360 faz com que o personagem execute movimentos únicos que os diferenciam ainda mais uns dos outros.Ragna pode usar o poder do Grimoire Azul do seu braço direito fazendo ataques poderosos,Noel pode usar uma série de ataques seqüenciais com sua pistola e Litch pode deixar o bastão parado podendo usar uma série de movimentos com o bastão podendo saltar sobre ele e desferir alguns ataques,ou controlá-lo a longa distância.Esse sistema é genial pois como disse antes torna cada personagem ainda mais único pois aumenta sua individualidade e sua habilidade.Cada personagem em Blaz é completamente diferente do outro evitando que personagens muito parecidos em jogabilidade de outros games (como Ken e Ryu em SF) se tornem uma constante.
Por isso mesmo é bom você escolher somente aquele que combina mais com seu estilo de jogo pois o game é complexo e tem uma curva de aprendizado bastante longa.Quando dominado você pode aí sim escolher algum outro que você goste.Pessoalmente gosto bastante de Ragna e Noel esta última aliás é uma atração a parte pois é a primeira personagem a usar armas de fogo(no caso duas pistolas) ela possui uma série de ataques de longa distância e combos com sua pistola o que cria um diferencial e tanto no jogo tal qual o arco e flecha da personagem Mina Majikina de Samurai Shodown 5
Os combos aéreos de GG estão presentes também.Cada personagem possui um comando que joga o oponente pra cima como o frente com ataque forte de Ragna podendo você saltar e executar uma sequência rápida.

Existe ainda a possibilidade de se recuperar de uma queda.No ar ou no chão.A recuperação aérea dependendo da direção frente baixo ou trás com o direcional permite diferentes formas de se escapar de ataques impedindo que o oponente use combos aéreos e no chão permite que você evita ser atacado no chão (igual em KOF).Caso caia ainda é possível rolar pra frente ou pra trás pra confundir o oponente.

As características de GG como o Damage Scale(quanto maior a sua sequência menor o dano que cada golpe causa) além de um recurso que facilita você escapar de combos maiores,como o contador de hit que muda de cor indicando que você pode escapar com um Air Recovery de combos gigantes.isso ajuda e evitar os malditos infinitos(exceto se tiver bugs lógico) tão odiados por jogadores mais sérios também se mostram presentes.

Resumindo quem jogou ou joga Guilty Gear se familiarizará mais rapidamente com o jogo pois muitos sistemas se mostram semelhantes a este game de sucesso.Ele premia os verdadeiros jogadores Hardcore pois ele recompensa quem se dedica a aprender mais e mais e com  muita,muita prática levam a melhoria de suas habilidades criando disputas belíssimas entre os jogadores de alto nível.

Modos de jogo diversos
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Em BlazBlue Continuum Shift Extend a última versão do jogo existem uma penca de modos de jogo tornando o single player ou o versus muito interessante.Começando pelo tradicional Árcade(modo fliperama  padrão a versão árcade de Continuum Shift 2 que traz o básico luta seguida de luta e assista alguns diálogos especiais com determinados personagens(100% dublados em Inglês ou Japonês) mas é uma versão resumida da história do jogo nem mesmo possuindo final definitivo o Story já explicado,o score Attack que é auto-explicativo ,Abyss em que você encara uma torre com inimigos de dificuldade crescente podendo evoluir o seu personagem,Unlimited Wars em que enfrenta oponentes ilmitados,Score Attack onde você luta pra obter a melhor pontuação,Gallery pra ver artes,músicas e vídeos do jogo que você destrava com os pontos obtidos no próprio jogo,replay Theater para você gerenciar o modo de repetição que você tenha baixado ou gravado e a escola da professora Kokonoe que explica vários termos complicados do game na forma de pérguntas que você deve responder corretamente a respeito do jogo além de ter o Survival,Versus e o Mission Mode para você executar combos insanos com cada personagem.Além disso tem um modo on-line com várias opções podendo fazer batalhas em times como 2vs2 e 3vs3 e rodando redondo sem quedas de conexão.O conteúdo extra do jogo é desbloqueado através de pontos ganhos no jogo podendo comprar personagens artesentre outras coisas do game tornando bem gratificante
E tem um tutorial ensinando a você cada sistema ajudando a dominar o jogo então Continuum Shift é excelente nesse departamento de modos de jogo

Gráficos e trilha sonora
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O departamento gráfico de Blaz é inigualável.gráficos 2D já atingiram um patamar de qualidade tão grande desde GG que não tem muito que melhorar mas ainda assim a ARC adcionou a alta definição e incríveis edetalhadíssimos cenários 3D que além de serem vastos e um nível de detalhes absurdo se mescla perfeitamente aos personagens 2D que possuem cerca de 1000 frames de animação cada transformando tudo em um verdadeiro anime na tela e isso em 1080 p Full HD sem serrilhados(os poucos que existem são quase impercepitíveis) um colírio para os olhos provando que gráficos 2D ainda são atraentes mesmo nos tempos de hoje.

As músicas são ótimas cada versão de BB possui trilha cantada nas abertutras em anime e dessa vez a ARC optou por se desgarrar do puro Heavy metal instrumental de Guilty Gear e dar um pouco mais de variedade ao game
A dublagem japonesa é excepcional com várias vozes conhecidas do público Otaku dando mais empolgação a trama.As em Inglêss são péssimas  e não combinam com os personagens e são bem irritantes então melhor optar pelas vozes japonesas dos nossoa amados Seiyuus mesmo

Conclusão

BlazBlue é um excelente jogo de luta o melhor que já joguei desde Guilty gear.Uma pena ele ser muito “underground” no Brasil que prefere um game “mainstream” como KOF ou SF.Mesmo assim existem muitos fãs do game que se dedicam religiosamente a aprender cada combo,cada golpe e se aperfeiçoar neste jogaço.Experimente e não vai se arrepender!

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