Jogos que possuem alma e profundidade

Existem jogos que foram feitos no intuito de divertir de dar ao jogador uma distração,ou uma sensação prazerosa de brincar com algo.Para muitos uma forma de relaxar e se divertir,entretenimento.Quem não se divertiu com Tetris o famoso jogo de encaixar os bloquinhos?nos idos dos anos 80 os jogos que possuíam personagens geralmente tinham como objetivo salvar as donzelas raptadas de malvados vilões(né Mário?) enquanto a grande maioria eram jogos estilo Tetris de ser,ou jogos de corrida,futebol,luta(sem os personagens de hoje)No entanto dois games chegaram lá pros idos de 1987 e mudaram tudo: Final Fantasy e Metal Gear, os primeiros games a introduzir alma, ou seja ,jogos que tinham outro objetivo alem do entretenimento:o sentimento artístico.
Lembrando que por trás dessa indústria milionária e da necessidade de vender software existem verdadeiros artistas que geralmente são formados em outras áreas além da tecnologia como cinema e música.Então é normal que esses verdadeiros artistas digitais queiram expressar a sua arte,através dos jogos.Exagero?lógico que não!e a história dos games mostram isso.

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Hideo Kojima é formado em Cinema.Desde que assumiu o projeto de desenvolver um game de ação revolucionário, Kojima já quis deixar a sua marca.Ele não só se preocupou em elaborar um jogo divertido como também pensou em dar vida aos personagens da trama,colocando nela um enredo tão complexo quanto de um filme montando toda uma estrutura narrativa,personagens elaborados e bem desenvolvidos,e uma trama de tirar o fôlego.E tudo isso com gráficos tão simples que era incapaz de transmitir toda a emoção e complexidade que o game podia devido ao poder dos computadores da época como o MSX

O Final fantasy de 1987 não tinha um enredo muito bem elaborado apesar de ser bem detalhista pra época mas foi na 4ª versão lançada pra Super Nintendo que a série começou a se preocupar em lançar um pano de fundo elaborado com personagens com motivações,vilões interessantes e uma trama melhor desenvolvida.Apesar disso era um pouco simples a trama do cavaleiro Cecil em busca de redenção por ter cometidos crimes como Dark Knight até a transformação em Paladin buscando justiça,pois a trama era mais focada no protagonista e no vilão Golbez deixando o elenco de apoio  um pouco de lado.
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Foi com FFVI que começou uma verdadeira revolução,com seu enredo complexo e detalhadíssimo.personagens carismáticos e memoráveis e momentos emocionantes capazes de fazer até o mais insensível a derramar lágrimas o que elevou a série a um novo patamar.Isso sem falar no mundo imaginário elaboradíssimo com seus próprios costumes,regras e geologia..Tudo isso era visto com gráficos SD simplistas incapazes ainda de transmitir completamente toda a emoção desta fantástica trama,mostrando que o jogo estava muito a frente de sua época,mas ainda sim capaz de fazer você sentir um sentimento especial,fazia você ter consciencia de que havia algo mais além de equipamentos,magias,evolução e batalhas com monstros.Aquilo ali tinha muito mais que isso,tinha conteúdo,era uma forma de expressão artística que seus autores quiseram passar tal qual um produtor de Cinema ou produtor musical.Era um jogo que possuía vida e alma.
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Com a tecnologia evoluindo cada vez mais os artistas “escondidos” nas empresas viam a chance de aumentar a sua imersão e emoçãopassando de maneira ainda melhor o que eles queriam transmitir no jogo.As cenas de CG vieram com FFVII mostrando de maneira mais impressionante e impactante toda a emoção daquela história maravilhosa e épica além de bastante filosófica mostrando o nosso papel no mundo,a importância da vida no planeta e da natureza e o quanto podemos prejudicá-la com  nossos avanços tecnológicos.Tudo isso e mais seus personagens que interagiam criando laços entre si  marcou uma geração e mostrou ao mundo a força dos RPGs japoneses e a maneira tão sincera e toda a sensibilidade ao se contar uma história
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Com FFVIII a Squaresoft foi bem além deixando os personagens mais realistas abandonando de vez o SD,mostrando os personagens com mais frequência nas cenas em CG,cada vez mais intensas ao mostrar toda a emoção do jogo.Apesar de ainda não possuírem voz na série(outros RPGs já tinham voz) e nem expressões faciais por conta da capacidade do console aquilo impressionava e causava impacto.Nem pude descrever a emoção que senti quando vi o jogo com aquela história de amor tão linda quanto dos melhores filmes de romance com toda aquela emoção que fazia você chorar,rir sentir tristeza alegria,raiva,um game capaz de mexer com todas as suas emoções.
E aquela trilha sonora então?canções lindas que traduziam com perfeição todas as cenas do jogo eram melhores até que muitas trilhas famosas de filmes.Tudo isso graças ao aproveitamento das capacidades do CD o que permitiu aos músicos profissionalizarem as canções com instrumentos reais,além de verdadeiras orquestras com músicos profissionais mostrando seu talento além é claro dos temas cantados que se tornaram marca registrada da série além de outros RPGs.Quem não se encantou com Eyes on Me canção da personagem Julia que compôs pro seu amado Laguna cantada por Faye Wong e composta pelo inigualável Nobuo Uematsu ?
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Com a geração de consoles passada vimos uma verdadeira revolução com suas expressões faciais e gráficos fotorrealístas.
Ficou ainda melhor mostrar toda a emoção na tela.Agora os personagens mostram seus sentimentos e divide com o jogador tudo aquilo que sentem de forma ainda mais intríseca,eles choram,riem,se enfurecem em tempo real na tela.Particulamente FFX me deixou extasiado,de sorrir feito uma criança diante daquilo que acontecia ao meus olhos ,as vozes casadas perfeitamente com as expressões faciais e a câmera que mostravam tudo com um close cinematográfico faziam você se envolver ainda mais com tudo que o jogo envolvia. O seu final me fez ir as lágrimas de tamanha emoção!
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E com a atual geração FFXIII impressiona ainda mais com personagens com as mais realistas expressões faciais da história.em uma cena eu fiquei chocado com a expressão desolada e perplexa que o personagem Hope fez ao ver a mãe morrer diante dos seus olhos no inicio do jogo.É realmente espantoso.Sem falar na trilha eclética repleta de músicas cantadas de variados estilos te fazendo sentir mais emoção que assistir a um filme.Sem falar no mundo com um misto de tecnologia extrema com natureza e paisagens enubriantes e imensamente detalhadas(e a câmera totalmente controlável fazendo você passear os olhos pelo ambiente )fazendo você mergulhar ainda mais de cabeça no jogo fazendo se sentir parte dele.
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E ainda tínhamos jogos que traziam com perfeição toda a estética e arte do anime,tanto no estilo,como nos personagens e na forma de contar a história.Quem conhece RPG deve ter conhecido ou ao menos ouvido falar da série Lunar da Game Arts.Na versão remake feita para o Sega Saturn e PSone dos dois games da série somos presenteados com cenas de Anime maravilhosas com o Character Design do mesmo autor do Robô Gigante(que fez o design de todo o game original do Sega CD),músicas maravilhosas(aaahhh!!!!aquela canção do inicio é maravilhosa) e uma trama tão emocionante e profunda quanto de um FF legítimo.

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O Cel Shading dos jogos da geração PS2 trouxeram um sentimento ainda maior de estar jogando um verdadeiro anime na tela pois ele simula com perfeição graças a uma eficiente técnica de programação que faz ele parecer mesmo com aparência de anime.Games como Dragon Quest VIII traduzem com perfeição a arte de Akira Toriyama.
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E que tal um jogo que te faz filosofar,pensando no sentido da vida,mostrando personagens traumatizados e misteriosos e uma trama que tenta explicar a origem de toda a humanidade?a série Xenogears com seu jeitão a lá Evangelion fez e seu primo distante Xenosaga também.Até hoje é considerado uma das tramas mais perfeitas da história dos games

O Cel Shading dos jogos da geração PS2 trouxeram um sentimento ainda maior de estar jogando um verdadeiro anime na tela pois ele simula com perfeição graças a uma eficiente técnica de programação que faz ele parecer mesmo com aparência de anime.Games como Dragon Quest VIII traduzem com perfeição a arte de Akira Toriyama.
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Yasumi Matsuno já fazia tramas políticas desde Tatics Ogre e Ogre Batle mas com Final Fantasy Tatics e Vagrant Story ele se superou!seu enredo sério e adulto,suas tramas políticas complexas difíceis de se entender,que só cineastas sérios seriam capazes de criar e uma linguagem medieval fazem você imaginar como um jogo de videogame é capaz de proporcionar tudo isso.
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Yu Suzuki elaborou o fantástico Shen Mue um game que simulava o mundo real podendo o personagem trabalhar,andar de moto,jogar fliperama e conversar com as pessoas livremente e ainda com um enredo profundo e misterioso mas que infelizmente não foi ao final(provavelmente pela ambição do projeto e necessidade de vender da indústria)

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Persona 3 e 4 simulavam todo um ambiente escolar.você como protagonista é um estudante que interca-la investigar os casos misteriosos que acontecem no enredo explorando s Dungeons como nos RPGs comuns e levar uma vida como estudante colegial tendo que resolver tarefas como provas e se relacionar com seus amigos(e isso influência diretamente no jogo)
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Isso sem falar nos games que vieram unicamente para mostrar a arte nos games como ICO e Shadow of the Colossus games com tramas subjetivas estimulando sua imaginação.Não há uma explicação detalhada sobre o que ocorre no jogo.É algo difícil de explicar só jogando mesmo pra se ter uma idéia do que são os dois games.
Em ICO você controla um jovem garoto que tem como objetivo proteger uma garota misteriosa chamada Yorda que fala uma língua estranha e incompreensível e que uma criatura ds sombras quer de qualquer jeito.De mãos dadas  os dois correm dos servos dela e resolvem puzles enquanto prosseguem(e somente isso).Você precisa evitar que as sombras peguem a garota e não pode abandona-la de jeito nenhum o que dá um tom poético e bonito ao jogo.E isso num mundo próprio e tãop misterioso quanto os personagens em si
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Em Shadow of the Colossus em um mundo muito parecido com de ICO um jovem e seu cavalo Agro carregam uma jovem morta e a levam a um templo.O oráculo diz que no mundo há 16 Colossi criaturas gigantes poderosas que se forem mortas trarão a vida da jovem de volta.Armado com apenas uma espada e um arco o corajoso jovem não mede esforços para salvar agarota e vai em direção aos imensos Colossi em batalhas épicas num mundo onde aparentemente só ele,o cavalo,a garota e as criaturas gigantes existem no mesmo estilo poético que ICO também transmitiu.
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E é claro não podemos nos esquecer do inigualável Okami game que mostra toda a maravilha da natureza com seus gráficos vibrantes que imitam a arte japonesa antiga do Ofuda que fazem parecer como se estivesse no pergaminho.Controlando a deusa do sol Amaterasu na pele de um lobo branco o jogo tem em sua principal atração o uso de um poder conhecido como Celestial Brush um pincel que transforma a tela num pergaminho de desenhos fazendo você dar forma e vida aos objetos do mundo de Okami.Construa uma ponte,dê vida a árvores mortas,e transforme paisagens mortas em verdadeiras florestas repletas de vida( em cenas impressionantes visualmente),alimente os animais faça o dia virar noite e use um sem número de técnicas elementais tudo desenhando na tela o que transmite um sentimento ainda maior de arte no jogo.
São tantos games fantásticos que daria pra escrever um livro pra falar de todos eles então vou me ater somente a esses exemplos que citei

Conclusão

Existem jogos que são apenas jogos com objetivo de divertir ou como um passatempo.Mas existem jogos que mostram bem mais do que matar terroristas e dar tiros em monstros.Existem jogos que mostram toda a sensibilidade dos seus verdadeiros artistas querendo fazer seu público vibrar e se emocionar junto.E vocês não fazem idéia de como eu me emocionei ao escrever esse artigo,pois eu sou uma pessoa sentimental que gosta de se envolver profundamente e emocionalmente com as coisas,eu me sinto bem quando algo afeta bem no fundo da minha alma.E eu fico orgulhoso como Gamer quando vejo games tão maravilhosos que te fazem sorrir,chorar e se emocionar.
São jogos que possuem alma com certeza!

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